Os principais inventos de brasileiros

links patrocinados

Os principais inventos de brasileiros

Confira algumas criações que estão entre os principais inventos de brasileiros.

Sobre o invento do avião e do rádio

Avião: O 14 Bis não é considerado por todo como o primeiro avião a ser criado, graças a um modelo construído nos Estados Unidos alguns anos antes. Entretanto, ele é sim um dos principais inventos de brasileiros, já que o avião criado pelos irmãos Orville, em 1903, decolou com o auxílio de uma catapulta, o que não ocorreu com o modelo de Santos Dummont. O primeiro voo de verdade ocorreu na cidade de Paris na frente de várias pessoas.

Os principais inventos de brasileiros Conheça Os principais inventos de brasileiros

Rádio: A invenção do rádio é dada para o italiano Guglielmo Marconi, que comprava patentes e conseguir fazer a primeira transmissão na Europa. Entretanto, em alguns anos antes, um padre do Brasil, Landell de Moura, já havia conseguido transmitir a voz em longas distâncias. Como um dos principais inventos de brasileiros, ele não conseguiu ser visto e hoje não é reconhecido por sua experiência.

Saiba Os principais inventos de brasileiros

Os principais inventos de brasileiros: walkman e bina

Walkman: esse aparelho hoje em dia já foi quase esquecido, mas tem que ser reconhecido como o predecessor dos tocadores de MP3 de atualmente. O que muita gente não sabe é que o aparelho tão tecnológico para a época é uma criação de Andreas Pavel, um alemão que se naturalizou brasileiro. Sendo um dos principais inventos de brasileiros, até mesmo a Sony reconheceu sua autoria.

Identificador de Chamadas: também conhecido pela palavra Bina, o identificador de chamadas é uma criação de Nélio Nicolari, nascido em Minas Gerais. Sendo um dos principais inventos de brasileiros, foi feito na década de 80, mas passou a ser mais difundido junto aos telefones fixos a partir dos anos 90.

Conheça Os principais inventos de brasileiros

Urna e Coração

Urna Eletrônica: Muitos países ainda utilizam nos dias de hoje votações por meio do papelzinho, que já é um passado longe no Brasil. Ainda na década de 80, um juíz do estado de Santa Catarina teve a ideia de uma votação feita por meio eletrônico e daí surgiu a urna, um dos principais inventos de brasileiros. Utilizada desde o ano 2000, a invenção de Carlos Prudência e se irmão hoje é copiada pelos gringos.

Coração Artificial: Outro dos principais inventos de brasileiros é o coração artificial, uma grande evolução para a ciência médica. Todo o estudo teve o aparato do brasileiro Aron de Andrade, um engenheiro que criou o coração no começo dos anos 2000 e que hoje se tornou a salvação para muitos pacientes cardíacos.

Os principais inventos de brasileiros - saiba mais

Os principais inventos de brasileiros: bônus

Bônus – Exoesqueleto robótico: Na abertura da Copa da FIFA, o mundo todo pode assistir, mesmo que rapidamente, à um paraplégico que conseguiu chutar uma bola com auxílio de um robô. Sendo um dos mais atuais entre os principais inventos de brasileiros, é uma criação do neurocientista Miguel Nicotelis, que começou a fazer essa pesquisa em 2001.

O Governo Federal financiou o projeto com mais de 30 milhões de reais e, apesar de outros inventores também trabalharem nesse tipo de robô, a criação é inédita no Brasil e, quem sabe, até serve para diminuir nosso complexo de vira-lata.

Pesquisar
Artigos Relacionados