Orkut Login

Orkut login

Você teve um perfil no famoso Orkut? Se não teve, com certeza conhece pessoas que usaram a rede e pelo menos já ouviu falar dela. Embora não exista mais, foi um grande sucesso, com todas as suas comunidades e depoimentos. O Orkut foi um dos pioneiros no Brasil quando o assunto são as redes sociais, daí a sua importância. Saiba tudo sobre ele a seguir.

Histórico

O Orkut teve seu surgimento em 2004, no mesmo ano do famoso Facebook. Quem o inventou foi Orkut Buyukkokten, um engenheiro de origem turca que trabalhava para o Google e inclusive, acabou dando nome para a rede. Cinco anos depois, ou seja, em 2009, o layout sofreu uma grande reformulação e passou a ser chamado de Novo Orkut e trazia um feed de posts pela primeira vez.

Em 2011, mais mudanças: o Orkut ganhou um novo logotipo e uma mudança de visual, embora mais superficial do que a anterior. A ideia, segundo a própria equipe do Google, foi criar um logo que refletisse a nova cara da rede social, com mais ousadia e maturidade.

A rede social também teve aplicativos lançados para iOS e Android, pensando no crescimento da internet nas plataformas móveis. Mesmo com todos esses avanços, a audiência do Orkut começou a cair vertiginosamente em 2011, principalmente pela popularização de outras redes, como o Facebook e o Twitter. Diante disso, o Google decidiu extinguir a rede, que deu seu “último adeus” no dia 30 de setembro de 2014.

Orkut no Brasil

Como dissemos, o Orkut foi uma das redes sociais pioneiras no Brasil e fez um grande sucesso. Tanto é que a sua ideia inicial era abranger apenas os Estados Unidos, mas acabou caindo no gosto dos brasileiros, tanto que logo depois de ser criada ganhou uma versão em português.

A sede do Orkut foi na Califórnia até agosto de 2008, quando começou a ser operado pelo Google Brasil, justamente pela grande adesão de brasileiros. A rede chegou a cerca de 40 milhões de usuários daqui.

Foi em 2012 que o Facebook conseguiu superar o Orkut no Brasil, com pouco mais de 36 milhões de usuários. Naquele momento, não eram nem 35 milhões os que estavam usando o Orkut. Em 2013, essa rede social perdeu mais de 95% dos acessos fixos em nosso país e ficou atrás até do Ask.fm.

Comunidades

As comunidades do Orkut eram espaços que uniam pessoas em torno de um determinado tema, fosse um artista, um local ou até um estilo de vida. Uma delas, por exemplo, chamava-se “a galera do fundão é a melhor”, em referência às salas de aula.

No ano de 2006, o mediador, que era o criador da comunidade, ganhou o poder de remover tópicos, mensagens e eventos que considerasse inadequado.

Depois que a rede foi extinta, o Google criou um Museu que reúne mais de 50 milhões de comunidades e um bilhão de mensagens trocadas em 120 milhões de tópicos que ficavam dentro dessas comunidades. Elas também funcionavam como uma espécie de fórum.

Fakes

No Orkut havia muitos fakes, ou seja, perfis falsos com alguém se passando por outra pessoa, que normalmente é famosa. Isso pode acontecer em qualquer rede social e muitas vezes uma imagem acaba sendo denegrida. No estado de Santa Catarina, um homem chegou a ser preso pela criação de três perfis falsos no Orkut e usava-os para difamar as vítimas.

GD Star Rating
loading...
Orkut Login, Nota: 4.5 de 5 com 46 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados