Oktoberfest Blumenau

links patrocinados

Oktoberfest Blumenau

As diferentes culturas existentes no Brasil representam a variedade deixada como herança pelos colonizadores que aqui deixaram seus rastros. Cada região brasileira conta com traços específicos de acordo com os ancestrais de cada população, e esses traços permitem manter o contato com tradições que fazem parte da história que completa a cultura brasileira.

Herança cultural

No caso da região sul do Brasil, uma das maiores heranças é a do povo alemão, a qual é representada no evento conhecido como Oktoberfest. O próprio nome do evento faz referência a uma festividade original da Alemanha, pois ‘Oktober’ significa outubro e ‘fest’ representa festa, ou festival.

Existem várias cidades diferentes que organizam a Oktoberfest, mas a mais popular é a da cidade de Blumenau, localizada em Santa Catarina. A festa ficou tão grande por lá que passou a ser conhecida como a maior Okterberfest das Américas. Dependendo da referência, a Oktoberfest de Blumenau pode ser considerada como a segunda maior do mundo.

Nesse caso, a primeira maior seria a que acontece na própria Alemanha, especificamente na cidade de Munique. Essa é também a festa original deste evento, o que serve de comparativo para perceber a relevância que a Oktoberfest de Blumenau tem para a representatividade do Brasil.

Diferencial

Um dos maiores atrativos para levar pessoas de diversas regiões do Brasil, e por vezes até mesmo de outros países, a Blumenau para a Oktoberfest é a cerveja, considerada bebida típica da Alemanha. Por isso, o público pode encontrar variedades do produto, como o chopp escuro, claro, e feito de maneiras diferentes.

Outro atrativo da Oktoberfest é a gastronomia, que busca levar pratos típicos da Alemanha aos turistas que participam da festividade. Tradições como o joelho de porco, por exemplo, são pratos que normalmente não são encontrados em qualquer restaurante convencional. Mas, na Oktoberfest ele é servido normalmente aos participantes.

A edição de 2011 da Oktoberfest em Blumenau se estendeu do dia 6 de outubro a 23. Além do convite normal também era possível comprar o camarote VIP, que acaba dando algumas vantagens e conforto maior ao participante. A festa de Blumenau conta com site oficial para divulgar a programação e as atrações.

Oktoberfest 2012

Oktoberfest 2012

A Oktoberfest é considerada uma das maiores festa do mundo. Ela foi criada precisamente na região da Bavária, na Alemanha, para comemorar a cultura cervejeira do país e ainda agrupar os moradores de diferentes cidades em uma confraternização embaladas por música e também muito chopp e dança.

Tradicionalmente a Oktoberfest começa na segunda semana do mês de setembro e encerra no primeiro domingo de outubro, como uma comemoração pedindo boas energias para o mês. A primeira festa aconteceu no ano de 1810 e desde então é celebrada anualmente em Munique, na Alemanha.

Oktoberfest no Brasil 2012

Formada pela imigração alemã, a região do Sul do país, especialmente o estado de Santa Catarina, acompanha os costumes da cultua e também comemorar o mês de outubro com a Oktoberfest 2012. A mais tradicional é a que acontece na cidade de Blumenau, atraindo milhões de turistas todos os anos.

A Oktoberfest de Blumenau conta com diversas atrações para o público. anualmente, uma cervejaria do país é escolhida para a comercialização do chopp. Paralelamente, cervejarias artesanais e microcervejarias da região também contam com a degustação de chopp especial durante a festa. A festa ainda conta com comida típica alemã e praça de alimentação.

Outras cidades também comem eram a festa no país, principalmente nos estados e Santa Catarina e do Paraná. Geralmente a festa dura o mês todo de outubro e conta com atrações especiais ou apenas nos fiais de semana, variando de acordo com o tamanho da festa realizada pela cidade.

Oktoberfest Blumenau 2012

A prefeitura de Blumenau já confirmou para o ano de 2012 a realizada da Oktoberfest festa. A expectativa é que neste ano o público chegue a marca de um milhão de pessoas durante todo o mês da festa. O calendário oficial ainda não foi divulgado.

Quem quiser participar da festa já pode ir se programando. Como a cidade é pequena, é bom conferir hospedagens com bastante tempo de antecedência, já que os hotéis costumam ficar lotados por turistas brasileiros e estrangeiros. Os ingressos são vendidos pela internet e também na festa. Nos dias de semana o preço é mais baixo do que no final de semana e as atrações musicais também são mais tradicionais.

Pesquisar
Artigos Relacionados