Obras mais importantes do arquiteto Oscar Niemeyer

links patrocinados

Obras mais importantes do arquiteto Oscar Niemeyer

Niemeyer é conhecido como o arquiteto brasileiro mais famoso do país, possuindo seus projetos arquitetônicos espalhados por várias partes do território nacional. Confira agora algumas das obras mais importantes do arquiteto Oscar Niemeyer.

Memorial da América Latina

Obras mais importantes do arquiteto Oscar Niemeyer Conheça as Obras mais importantes do arquiteto Oscar Niemeyer

Apesar de ter várias obras mais importantes do arquiteto Oscar Niemeyer, como o Palácio do Planalto, o Parque Ibirapuera e o Museu de Niterói, hoje vamos falar primeiro do Memorial da América Latina. O local é considerado como um centro de cultura e lazer para as pessoas que queriam fazer um passeio, conquistando com um público anual que ultrapassa as 600 mil pessoas.

Ainda é um local de encontros, mas uma tragédia assolou o local em 2013, quando um incêndio atingiu um de seus auditórios. Inaugurado em 1989, além do prédio, a escultura de uma mãe aberta é também uma de suas principais características como uma das obras mais importantes do arquiteto Oscar Niemeyer.

Conheça as Obras mais importantes do arquiteto Oscar Niemeyer

Obras mais importantes do arquiteto Oscar Niemeyer: edificações de Brasília

Apesar de ter construções de sua autoria em outras partes do mundo, foi aqui no Brasil que está outra das obras mais importantes do arquiteto Oscar Niemeyer. Não dá para se esquecer de uma das figuras que representam o nosso país, o próprio edifício do Congresso Nacional de Brasília. Inaugurado em 1960, é muito característico do país.

Outro projeto instalado na capital do país foi a Catedral Metropolitana de Brasília. É o primeiro dos monumentos feitos pelo profissional na cidade, se tornando também uma das obras mais importantes do arquiteto Oscar Niemeyer. Acabado no começo da década de 70, se tornou a Catedral de Nossa Senhora Aparecida.

Oscar Niemeyer

Sobre o Museu Oscar Niemeyer

O MON – Museu Oscar Niemeyer não é só um local com o seu nome, já que foi todo projetado pelo profissional. Localizado na cidade de Curitiba, capital do Paraná, também foi apelidado de Museu do Olho, graças a uma enorme construção em formato de olho que caracteriza o lugar. Sendo uma das obras mais importantes do arquiteto Oscar Niemeyer, foi inaugurado em 2002.

Ao todo, o complexo possui dois prédios, incluindo passagens subterrâneas e um belo espelho d’agua fora dele. No local onde fica localizado o “olho” está exposta atualmente obras e homenagens ao autor curitibano Paulo Leminski. Como uma das obras mais importantes do arquiteto Oscar Niemeyer, o design do MON tem todas as características de seu criador.

Obras mais importantes do arquiteto Oscar Niemeyer - saiba mais

Obras mais importantes do arquiteto Oscar Niemeyer: avenidas do samba

Mas o carioca não se dedicou somente a museus e espaços fechados, já que entre as obras mais importantes do arquiteto Oscar Niemeyer estão os sambódromos de São Paulo e do Rio de Janeiro. Tanto a Marquês de Sapucaí, quanto o Anhembi foram projetados por ele, o primeiro inaugurado em 1984 e o segundo em 1991.

É nesses locais que ocorrem os dois desfiles de carnavais mais famosos do país, os das duas maiores capitais do Brasil. Estando entre as obras mais importantes do arquiteto Oscar Niemeyer, todos os anos ambos os projetos são celebrados durante a passagem das escolas de samba.

Pesquisar
Artigos Relacionados