O que é o Peronismo

links patrocinados

O que é o Peronismo

Se você ainda tem dúvidas sobre esse termo, confira mais informações sobre o que é o Peronismo.

Quem influenciou a criação do Peronismo

O que é o Peronismo Saiba o que é o Peronismo

Esse é outro dos termos que ouvimos falar em relação a Argentina, mas poucos sabem realmente o que é o Peronismo. Essa filosofia é baseada nos pensamentos do ex-presidente do país, Juan Domingo Perón, eleito nos anos de 1946, 1951 e 1973, sendo que atualmente podemos encontrar muito essa expressão caracterizando o Movimento Nacional Justicialista, partido fundado por Perón.

Os mais recentes presidentes argentinos, Néstor Kirchner e Cristina Kirschner, são adeptos ao o que é o Peronismo, criando uma subdivisão dentro do partido, o Kirschnerismo (ver O que é Kirshnerismo). Péron foi um grande influente no país, sendo um político e militar, na qual várias de suas ideologias foram teorizadas e transformadas em livros que continuam inspirando outras gerações.

Conheça o que é o Peronismo

O que é o Peronismo: características

Algumas das características de o que é o Peronismo começa com a defesa do próprio povo, na qual o presidente defendia que o governo deferia agir inteiramente com os interesses de seus cidadãos. Dessa forma, outro aspecto dessa filosofia é justamente o populismo e o trabalho em busca da justiça social para todos, na qual os homens estão sempre à frente de qualquer movimento político.

As crianças também fazem parte de um grupo extremamente valorizado em o que é o Peronismo, sendo um pensamento um pouco mais humanista. Além disso, esse modo de governo ainda tem raízes cristãs, mas defendendo a liberdade de seu povo e o equilíbrio entre governo e população.

Confira o que é o Peronismo

A defesa do Justicialismo

Quem quer saber o que é o Peronismo também precisa ter em mente sobre a própria defesa da filosofia no Justicialismo. O Partido Justicialista é o maior em toda a Argentina, fundada em 1947 logo após a primeira eleição democrática de Juan Domingo Péron ao poder, que ocorreu um ano antes. Desde essa época, foram quatro presidentes do partido eleitos, sendo eles Héctor Cámpora, Carlos Menem e o casal Kirchner.

Somente Péron foi eleito três vezes, sendo o primeiro a conseguir esse feito no país. Após a sua morte durante o terceiro mandato, no ano de 1974, assume sua vice-presidente, que também era a sua esposa. Isabelita Perón se tornou a primeira mulher a assumir a presidência da Argentina, ficando até ser deposta pela Junta Militar. Em o que é o Peronismo, já dá para perceber pela sua história, que o partido que leva sua filosofia conseguiu diversas evoluções desde a década de 40.

O que é o Peronismo - saiba mais

O que é o Peronismo: a contribuição de Eva Péron

Eva Péron, a primeira esposa do ex-presidente, foi também muito importante para a adesão das pessoas em relação ao que é o Peronismo. Eles se casaram um ano antes de Juan Perón assumir seu primeiro mandato, em 1945, e conseguiu conquistar a confiança do povo com seu carisma, elegância e simpatia, se tornando uma das mulheres mais influentes do mundo em sua época. Ela morreu jovem, com apenas 33 anos de idade, sob circunstâncias ainda desconhecidas.

Pesquisar
Artigos Relacionados