Npor Exército Brasileiro

npor

Npor Exército Brasileiro

Muitos jovens possuem o sonho de integrar o Exército de seu país e defender o seu território de origem. Nesse sentido, para os que possuem as condições básicas exigidas pelo Exército, existem escolas para inserção nas tropas.

Os Núcleos de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR) são entidades responsáveis pelo ensino militar de formação de médio grau. Por esse motivo, o NPOR é um Órgão Formador de Oficiais da Reserva (OFOR). Dentro desse órgão existem duas modalidades: os Centros de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR) e o NPOR. O CPOR possui uma estrutura superior ao NPOR, fomando Aspirantes à Oficial nos seguintes segmentos: Armas de Infantaria, Cavalaria, Intendência, Engenharia, Comunicações, Artilharia e Material Bélico. Já o NPOR, Integrante da linha de ensino bélico, destina-se ao emprego de seus ensinamentos para a formação de Aspirantes a oficiais de Reserva de 2ª classe. Esse título, permite o ingresso do estudante ao Corpo de Oficiais da Reserva do Exército (CORE), além de dar uma importante contribuição ao desenvolvimento da Doutrina Militar na área de sua competência.

Como se faz para ingressar no NPOR?

Em um primeiro momento, os interessados em entrar para o Núcleo devem procurar a Junta de Serviços Militar mais próxima de sua casa para dar início ao processo seletivo. Entre as condições de ingresso estão: Só é permitido a candidatura a vaga durante o período de seleção para o Serviço Militar Obrigatório, ou seja, no momento em que o jovem faz seu alistamento. Os candidatos, se considerados aptos, são encaminhados à Seleção Especial para o NPOR. Quanto a questão de estudo, os candidatos devem ter grau de escolaridade igual ou superior à 3ª série do Ensino Médio.

O curso do NPOR

O Curso de Formação de Oficiais da Reserva (NPOR) tem como duração um ano letivo, sempre em meio período. Na fase inicial, o aluno NPOR é inserido na vivência e na realidade militar. Entre as informações iniciais estão os assuntos destinados ao combatente terrestre. Em um segundo momento, é passado o conhecimento necessário ao desempenho profissional que se tem destinado pelo curso dentro do Exército Brasileiro. Após a conclusão do curso, os melhores classificados (cada aluno é avaliado durante o ano, e as melhores notas criam um ranking de classificação) são convocados para a incorporação ao Estágio de Preparação de Oficiais Temporários.

O Exército Brasileiro

Integrante de uma das três Forças Armadas do Brasil, o Exército Brasileiro é responsável pela defesa do país em operações eminentemente terrestres. Além disso, é atribuido a seus trabalhos a garantia da lei e da ordem. O Exército tem como comadante supremo o Presidente da República. Desde 1999, o Exército Brasileiro passou a ser de responsabilidade do Ministério da Defesa. Como o país vive momentos de paz quando o assunto são ações do Exército, suas tropas trabalham para uma prepação constante em situações de conflito. Isso acontece para que em um momento de urgência forem acionados, eles possam defender o solo Brasileiro. Seus trabalhos também são empregados na defesa das fronteiras e no auxílio a campanhas sociais. Na área das pesquisas científicas o Exército possui o Centro Tecnológico do Exército (CTEX).

Fotos

Confira Fotos do Npor Exército Brasileiro:

NPOR ExercitoNPOR Exercito

NPORNPOR Exercito

NPOR ExercitoNPOR Exercito

GD Star Rating
loading...
Npor Exército Brasileiro, Nota: 5.0 de 5 com 4 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados