Morgan Freeman: biografia e filmes

links patrocinados

Morgan Freeman: biografia e filmes

Nascido em 1937, Morgan Freeman é um dos atores mais versáteis de Hollywood. Além de ter participado de mais de cem filmes, Morgan Freeman também já trabalhou como narrador, produtor e diretor. Curiosamente, seu maior sonho era o de se tornar piloto da Força Aérea Americana. Morgan chegou a trabalhar no local, mas como mecânico. Para a sorte dos fãs de cinema, o sonho de infância do ator nunca se concretizou. Conheça, abaixo, um pouco mais sobre a biografia e os principais filmes de Morgan Freeman.

Biografia de Morgan Freeman

Morgan Freeman: biografia e filmes Morgan Freeman

Morgan Freeman nasceu em Memphis, capital do estado do Tennessee, em junho de 1937. Sua carreira teve início na década de 1960, quando atuou na peça Niggerlovers, no circuito alternativo da Broadway. Nesta época, o ator participou de uma série de espetáculos teatrais. Oficialmente, sua estreia no cinema aconteceu em 1964, no filme “O Homem do Prego”. Contudo, seu papel de figurante foi tão irrelevante que Morgan sequer apareceu nos créditos do filme. Em 1966 e 1968, Freeman participou de outros dois filmes, nunca tendo seu nome creditado.

Na década de 1980, Morgan Freeman participou de vários filmes para TV, sempre em papéis secundários. Curiosamente, seu primeiro papel de destaque no cinema viria quando o ator já tinha completado 52 anos. O filme foi Conduzindo Miss Daisy, que rendeu a Morgan Freeman, um ano depois, o Globo de Ouro por melhor atuação.

Morgan Freeman: biografia

Principais filmes de Morgan Freeman

Após o sucesso de Conduzindo Miss Daisy, Morgan Freeman emplacou dezenas de outros filmes, muitos deles como protagonista. Merecem destaque, na década de 1990, filmes como Seven, Amistad, Moll Flanders e Os Imperdoáveis. O grande destaque do período foi, certamente, Um Sonho de Liberdade, filme que até hoje costuma figurar nas listas de melhores da história.

Na década seguinte, Morgan Freeman seguiu conquistando espaço no cinema, com produções como Menina de Ouro, Batan Begins, Todo Poderoso e Invictus, quando interpretou o estadista sul-africano Nelson Mandela.

Morgan Freeman:  filmes

Próximos filmes

Morgan Freeman é, atualmente, um dos atores mais requisitados de Hollywood. Desde o ano 2000, quando trabalhou em Sob Suspeita e A Enfermeira Betty, Morgan não parou sequer um ano. E a tendência é que o veterano ator continue aparecendo cada vez mais. Em 2013, Morgan atuou em Invasão à Casa Branca, Oblivion e Truque de Mestre, além de Last Vegas e The Last Knights, recém-concluídos.

O ator já está confirmado para pelo menos cinco produções em 2014: Dolphin Tale 2, Life Itself, Lucy, Transcendence e Lego.

Morgan Freeman: prêmios

Prêmios

Ao longo de sua carreira, Morgan Freeman já conquistou diversos prêmios importantes. O maior deles veio em 2005, o Oscar por ator coadjuvante em Menina de Ouro. O ator teve outras quatro indicações para o prêmio. A média é a mesma no Globo de Ouro, com uma estatueta conquistada, por Conduzindo Miss Daisy, e outras quatro indicações. Seu comovente papel em Menina de Ouro lhe rendeu também o “Screen Actors Guild Awards” de 2005, prêmio oferecido pelo Sindicato dos Atores dos Estados Unidos.

Pesquisar
Artigos Relacionados