Melhores praias do Brasil para surfar

links patrocinados

Melhores praias do Brasil para surfar

O surfe é um dos esportes radicais mais antigos do mundo. Sua origem é imprecisa, com hipóteses que apontam os peruanos e os polinésios como possíveis “inventores” da modalidade. Independente de sua origem, o surge foi mencionado em textos pela primeira vez por James Cook, navegador britânico, que viu no esporte uma excelente maneira para relaxar.

No Brasil, o surge chegou na década de 1950, através dos funcionários de companhias aéreas, que traziam as “tábuas havaianas” para o país. O início do surfe por aqui aconteceu em Santos, com pioneiros como Thomas Rittscher e João Roberto Suplicy. Um dos responsáveis por levar o esporte para o Rio de Janeiro foi Jorge Paulo Lemann, que, atualmente, é conhecido como o maior empresário do Brasil.

As pranchas de fibra, muito mais leves e fáceis de manusear, chegaram ao Brasil na década de 1960, importadas da Califórnia. Daí pra frente, o esporte se popularizou imensamente no país, graças à extensa faixa litorânea que o Brasil possui. Hoje, o surfe é praticado regularmente por milhões de brasileiros, que muitas vezes se deslocam longas distâncias em busca das melhores ondas do país.

Melhores praias

Melhores praias do Brasil para surfar Melhores praias do Brasil para surfar - saiba mais

As “praias de surfistas” precisam ser mais agitadas do que a maioria. Por isso, nem sempre é fácil encontrar um local adequado para a prática do surfe. Ainda assim, todas as regiões litorâneas do país possuem praias ideais para se praticar o esporte.

Confira as Melhores praias do Brasil para surfar

Sul

A capital catarinense, Florianópolis, abriga a Praia do Campeche, um dos paraísos nacionais do surfe. O melhor período para se praticar o esporte em Florianópolis é no inverno, principalmente entre julho e setembro, quando as ondas estão mais fortes. No Paraná, o destaque vai para o Pico de Matinhos, na cidade de Matinhos. A praia é muito comparada à Jeffrey’s Bay, localizada na África do Sul, um dos maiores polos mundiais do surfe. Assim como a Praia do Campeche, os meses entre julho e setembro são os melhores para o surfe no local.

Conheça as Melhores praias do Brasil para surfar

Sudeste

A região sudeste abriga a capital nacional do esporte, a Praia de Itaúna, em Saquarema, no Rio de Janeiro. O Rio também se destaca pelas praias de São Conrado, Ilha Mãe e Itacoatiara. Em São Paulo, a Praia de Maresias, localizada em São Sebastião, é o melhor destino do estado para se praticar o surfe.

As Melhores praias do Brasil para surfar

Nordeste

Na região nordeste, os estados de Pernambuco e Bahia possuem os melhores destinos para surfistas. Em Pernambuco, as melhores praias para surfistas são as de Cacimba do Padre e Carnaubinha. Na Bahia, por sua vez, os destaques vão para Praia do Forte e do Barravento, ambas na capital. Por fim, merece destaque também a Praia do Serrambi, no Ceará, lugar ideal para os surfistas que gostam de ondas fortes e tubulares.

Na grande maioria dos casos, o inverno é o melhor período do ano para quem quer praticar o surfe. Uma das exceções é a Cacimba do Padre, em Pernambuco, que tem o verão como melhor período para se praticar o esporte.

Pesquisar
Artigos Relacionados