Melhores formas de estudar

links patrocinados

Melhores formas de estudar

Estudar não é uma tarefa fácil, exigindo atenção e dedicação dos indivíduos. Para aproveitar mais os tempos de revisão, confira algumas das Melhores formas de estudar.

Método de estudar a longo prazo

De acordo com estudos que relacionam a capacidade de memorização e aprendizagem com os estudos, a primeira entre as Melhores formas de estudar é distribuir o conteúdo para ser revisado a longo prazo. Isso quer dizer que, passar todo o assunto da matéria no dia anterior à prova não é o melhor método para se absorver verdadeiramente o tema da avaliação.

Melhores formas de estudar Confira os Melhores formas de estudar

Com o estudo sendo feito ao longo dos dias, além de conseguir memorizar mais o assunto, o aluno ainda possui tempo para esclarecer dúvidas com o professor que podem vir a aparecer com o tempo. Entre as Melhores formas de estudar, esta é a que se mostra uma das mais úteis para os indivíduos.

Confira os Melhores formas de estudar

Melhores formas de estudar: faça testes e simulados

Outra das formas de se memorizar o assunto que está entre as Melhores formas de estudar é fazer simulados e testes sobre o tema que precisa ser aprendido. De um jeito bem prático, as pessoas conseguem aprender sobre vários assuntos, esclarecendo as dúvidas das questões que não foram acertadas.

Entre as Melhores formas de estudar, o ato de fazer simulados se mostra duas vezes mais eficiente para quem vai prestar o vestibular, já que também treina a capacidade de reconhecer as questões da prova e seu ritmo de resolução. A eficiência desse método foi avaliada como uma das mais altas.

Formas de estudar

A eficiência de explicar o conteúdo para si mesmo

Uma técnica que muita gente usa é a de aprender sobre o conteúdo e explica sobre ele para si mesmo, sendo este outro método válidos entre as Melhores formas de estudar. Nesse caso, a ajuda não pode ser conferida a assuntos mais exatos, que exigem a prática manual, mas podem ser benéficos para as aulas de história, geografia e literatura, por exemplo.

Além de treinar para provas dissertativas, a autoexplicação exige que a pessoa retire da sua memória os argumentos que precisa para completar um conceito ou uma resposta, o que pode ser vantajoso também como técnica de memorização. Está entre as Melhores formas de estudar, se encaixando como eficiência moderada.

Melhores formas de estudar - saiba mais

Melhores formas de estudar: intercale os assuntos a serem vistos

Além de diminuir o cansaço de estudar sobre um assunto por muito tempo, intercalar os temas a serem revisados está entre as Melhores formas de estudar. Ao contrário do caso anterior, esta situação funciona, principalmente, com os assuntos mais exatos, como é o caso da matemática, da física e da química, que exigem bastante concentração e prática da pessoa.

Alguns métodos que as pessoas costumam usar bastante para aprender não estão entre as Melhores formas de estudar, de acordo com avaliações de especialistas. O ato de destacar informações no texto, o ato de grifar, não mostra resultados muito positivos. Fazer resumos também não é o mais recomendável, assim como reler um assunto por várias vezes.

Pesquisar
Artigos Relacionados