Maiores colônias de italianos no Brasil

links patrocinados

Maiores colônias de italianos no Brasil

A história do Brasil é muito rica e nem todas as pessoas sabem porque comemos determinados alimentos, falamos determinadas palavras ou nos comportamos de determinada maneira. Toda essa riqueza e costumes que podemos notar hoje são decorrência da união de diversas culturas que por aqui passaram e chegaram. Muitas pessoas, de diferentes nacionalidades contribuíram para formam o brasileiro atual, seus traços e trejeitos. Basta revirar no álbum de família, vasculhar o passado, para conhecer mais sobre a sua história e de que parte do mundo seus antepassados vieram. É bastante comum saber que eles são oriundos de países europeus, devido a colonização. Entre os imigrantes que chegaram no Brasil, muitos deles vieram da Itália.

Confira as maiores colônias de italianos no Brasil

Maiores colônias de italianos no Brasil Conheça os Maiores colônias de italianos no Brasil

Brasil é um país muito receptivo, mas os italianos vieram para cá em busca de trabalho. Eles vieram com a promessa de que trabalhariam em fazendas e também para povoar o país. Na região sudeste, por exemplo, é possível encontrar algumas das maiores colônias de italianos no Brasil. Devido a expansão das fazendas do plantio de café em São Paulo, os italianos começaram a vir para o país a fim de ajudar com a mão de obra. Eles também foram para os estados do Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, inicialmente destinados ao trabalho no campo. Depois de um tempo, conseguiram juntar seu próprio dinheiro e comprar terras, tornam-se os fazendeiros dessas regiões.

Saiba os Maiores colônias de italianos no Brasil

Maiores colônias de italianos no Brasil no sul

Além da região sudoeste, as maiores colônias de italianos no Brasil estão localizadas na região sul. As primeiras delas foram formadas na serra gaúcha. Essas colônias de imigrantes, criadas pelo Estado, mostram muito do que a região sul é hoje. Entre as maiores colônias de italianos no Brasil nesta localidade, se pode destacar as colônias Dona Isabel e Conde D’Eu, que hoje são as cidades de Garibaldi e Bento Gonçalves. Além dessas, os italianos expandiram seus territórios por todo o estado do Rio Grande do Sul, e, com isso, começaram o cultivo da videira. Estas áreas estão as melhores produções de vinho do país. E as maiores colônias de italianos no Brasil não estão apenas aqui.

Saiba os Maiores colônias de italianos no Brasil

Imigrantes no Paraná e Santa Catarina

As maiores colônias de italianos no Brasil também se encontram no estado do Paraná. Nesta região, os imigrantes foram para o litoral, mas foi Curitiba que conquistou este povo de vez. O Paraná faz divisa com o estado de São Paulo, com isso, muitos dos imigrantes que chegaram começaram a trabalhar nas plantações de café paranaenses. E Santa Catarina também conta com as maiores colônias de italianos no Brasil, devido a expansão deste povo que estava vindo do Rio Grande do Sul. Ali, os italianos fundaram suas colônias em torno de localidades como Brusque e Blumenau. Os italianos foram longe, e chegaram, até mesmo, ao Amazonas.

Maiores colônias de italianos no Brasil - saiba mais

Cultura vista até hoje

As maiores colônias de italianos no Brasil popularizaram a cultura da Itália, que perpetua até hoje no país. É possível ver muitos traços culturais italianos nos costumes brasileiros, especialmente nas regiões que possuem as maiores colônias de italianos no Brasil. É notável a influência desta cultura nas comidas, nas danças, na arquitetura, no modo como as pessoas convivem, e até mesmo nas palavras. Assim como a cultura italiana, muitas outras formaram o Brasil de hoje, como a espanhola, portuguesa, árabe, africana e indígena. Um país de muitas raças, muitas culturas, muitas belezas e muitas riquezas.

Pesquisar
Artigos Relacionados