Laxante – Mitos e Verdades

links patrocinados

Laxante – Mitos e Verdades

Quando as idas ao banheiro começam a ficar raras você logo desconfia que pode estar com prisão de ventre, não é mesmo? Conhecida também pelo nome de constipação, a falta de idas ao banheiro acaba causando uma série de complicações à saúde, como dores intestinais e inchaços. Apesar de inchaço na barriga e prisão de ventre ser um sinônimo e tanto de laxantes, essa associação nem sempre é correta. Ao contrário do que se pensa, os laxantes não ajudam a emagrecer e o seu mau uso pode agravar o problema de prisão de ventre. Esclareça algumas possíveis dúvidas sobre o uso de laxantes e saiba quando ele realmente deve ser utilizado.

Prisão de ventre nem sempre pede o uso de laxante

Laxante – Mitos e Verdades Laxante

Prisão e ventre é um problema que acontece quando as fezes estão ressecadas, exigindo dessa forma um esforço maior para evacuar. Isso pode ser observado pelo desconforto na barriga e pela sensação de cólica. A frequência de evacuações nem sempre determina a prisão de ventre, já que você pode ir ao banheiro a cada dois ou três dias e ter uma evacuação confortável. Isso significa que essa apenas é a maneira como seu corpo funciona. E mesmo que o seu diagnóstico seja de prisão de ventre, nem sempre o tratamento deste problema é feito com a administração de laxantes.

Laxante – Mitos

Confira mais

Isso porque muitas vezes esse problema está associado com uma alimentação inadequada, sendo indicado a reeducação alimentar e o aumento do consumo de alimentos ricos em probióticos e em fibras. O uso de laxantes só é indicado quando o paciente já está há mais de sete dias com prisão de ventre e precisa fazer muito esforço para evacuar. Mas, vale ressaltar que mesmo com este episódio é necessária a prescrição médica. O uso de laxantes por conta própria pode acabar mascarando e escondendo diversos outros problemas. Vale ressaltar ainda que este tipo de medicamente é indicado apenas para quando a prisão de ventre já está instalada e não faz parte de um tratamento de educação do intestino.

Laxante –  Verdades

Laxante ajuda no emagrecimento?

Por interferirem de forma direta na absorção de nutrientes, como sais minerais e gorduras, os laxantes podem ajudar na perda de peso. Isso porque durante o tempo de uso deste tipo de medicamento, o nosso corpo acaba eliminando sais minerais e água junto com as fezes líquidas, reduzindo essa forma a sensação de inchaço. Mas, o uso indevido de laxantes pode causar uma deficiência nutricional, já que o nosso intestino não absorve os nutrientes da maneira que deveriam. Vale ressaltar ainda que o uso em excesso de laxantes pode causar uma inflamação do intestino.

Laxante – Mitos e Verdades - saiba mais

Supositórios não são laxantes

Apesar de ajudarem na eliminação de fezes, os supositórios não são laxantes. Ministrados através de via anal, este tipo de medicamento apenas facilita a eliminação de fezes paradas no canal anal. Este tipo de medicamento em adultos, é indicado apenas para casos específicos, como por exemplo em pessoas que não conseguem engolir medicamentos por via oral.

Pesquisar
Artigos Relacionados