Lato Sensu e Stricto Sensu: Qual a diferença

links patrocinados

Lato Sensu e Stricto Sensu: Qual a diferença

Para quem deseja seguir os estudos depois da graduação e conseguir titulações de nível maior existem os cursos de pós-graduação. As pós-graduações no Brasil englobam várias áreas do conhecimento e são dividas entre Lato Sensu e Stricto Sensu.

As pós-graduações Lato Sensu

Lato Sensu e Stricto Sensu: Qual a diferença Lato Sensu e Stricto Sensu

As modalidade de pós-graduação chamadas de Lato Sensu são aquelas que se encaixam nas especializações, Master of Business Administration – MBAs e residências. A carga horária mínima de uma pós-graduação Lato Sensu é de 360 horas e o curso pode ser concluído no sistema de ensino à distância.
Esses cursos são encontrados em várias instituições do país e visam o aperfeiçoamento profissional do indivíduo, como uma continuação de sua graduação. Para conseguir seu certificado, o aluno Lato Sensu deve defender uma monografia no final do curso.

Lato Sensu

Sobre a modalidade Stricto Sensu

Como o Lato Sensu, os cursos Stricto Sensu também são uma extensão da graduação, mas seguindo um assunto específico. No Stricto Sensu se encaixam os mestrados acadêmicos, mestrados profissionais, doutorados e pós-doutorados e no final do curso os formandos recebem um diploma de conclusão.
Esta modalidade de estudo está mais focada nas pesquisas. Nos mestrados, o trabalho final consiste em uma dissertação e nos doutorados os alunos apresentam uma tese, que nada mais é do que um trabalho de conclusão.

Stricto Sensu

Principais diferenças Lato Sensu e Stricto Sensu

As duas modalidades de pós-graduação Lato Sensu e Stricto Sensu são distintas e estão direcionadas a diferentes públicos. As pessoas que desejam continuar no mercado de trabalho e se destacarem com mais um título podem optar pelo Lato Sensu, que possui carga horária menor e é mais focado no aperfeiçoamento profissional.
No Stricto Sensu, os mestrados acadêmicos são mais voltados às pessoas que desejam seguir a carreira como professores de escolas e universidades ou que gostam da área da pesquisa. Os mestrados profissionais estão focados na teoria, mas sempre visando o mercado profissional. A carga mínima de ambos é de 360 horas o que dá a duração de mais ou menos um ano.
Os doutorados são para os interessados em pesquisas e docência. Os pós-doutorados só podem ser feitos por quem concluiu o doutorado e é um título de excelência conferido a alguém que se especializou em alguma área. A carga horária é maior, de no mínimo 450 horas, aproximadamente 2 anos de curso.

Conheça Lato Sensu e Stricto Sensu: Qual a diferença

Como escolher entre Lato Sensu e Stricto Sensu

Os próprios significados das palavras em latim dão pistas sobre o direcionamento do curso. Lato Sensu é um Sentido Amplo enquanto Stricto Sensu significa um Sentido Restrito.
Na hora de escolher entre a melhor pós-graduação, a pessoa deve avaliar em que área deseja atuar e qual o título que quer receber. Os MBAs e Residências da modalidade Lato Sensu já estão direcionados aos estudantes de administração e medicina, mas diversas outras opções são disponíveis.
Também deve ser avaliado se a pessoa deseja um certificado ou um diploma. Embora ambos sejam expedidos na conclusão de um curso, os diplomas são oferecidos somente por instituições credenciadas e os certificados não possuem essa restrição, sendo válidos somente para fins curriculares.

Pesquisar