Kitesurf: o que é e onde praticar

links patrocinados

O que é o Kitesurf

Kitesurf o que é e onde praticar

Kitesurf o que é e onde praticar

O esporte Kitesurf foi inventado em 1985 por dois irmãos franceses. O que eles tentavam era misturar o surf tradicional praticado pela pessoa em cima de uma prancha, com o uso de pipas, que mais parecem paraquedas. Ao unir as duas coisas os irmãos acabaram criando o novo esporte, mas foi só em 1990 que o kitesurf obteve reconhecimento internacional e aumento da prática.

Atualmente existem vários campeonatos de Kitesurf ao redor do mundo, mas, até a última Olimpíada, não fazia parte dos esportes olímpicos. Em 2012, foi tomada a decisão de incluí-lo nos Jogos Olímpicos já em 2016, no Rio de Janeiro. Isso impulsionou o crescimento do esporte no mundo e aumentou a procura pelos equipamentos em todas as lojas de artigos esportivos.

Onde praticar Kitesurf

Como o Kitesurf é um esporte que utiliza uma pipa (o kite) para mover o esportista na água, é extremamente necessário que o esporte seja praticado em regiões em que o vento seja abundante. Além disso, para que as manobras sejam executadas com mais facilidade e plasticidade, as ondas devem ser tão altas quanto possível.

O mar não é o único local onde é possível praticar Kitesurf. Porém, locais como lagos, rios e outros tipos de lugares aquáticos só são indicados para a prática de Kitesurf se apresentarem bons níveis de ventos na região.

Kitesurf o que é e onde praticar

Jericoacoara: o paraíso do Kitesurf no Brasil

Para os brasileiros, um dos melhores lugares para a prática do Kitesurf é a praia do Preá, localizada há alguns quilômetros do município de Jericoacoara. Lá, além do belo visual que o mar e todo o ecossistema natural oferecem, as condições do vento e das ondas são perfeitas, principalmente para quem está aprendendo o esporte.

Outras cidades praianas brasileiras estão no rol dos melhores lugares para praticar o esporte Kitesurf. Natal, Florianópolis, entre outras são procuradas por vários praticantes do esporte, inclusive estrangeiros. Em muitas destas cidades há escolas especializadas que fornecem ótimos instrutores, equipamentos adequados e aulas sérias e completamente seguras. Informe-se!

Kitesurf o que é e onde praticar

Informações técnicas sobre o Kitesurf

A prática do Kitesurf exige técnica e muita experiência. Quanto mais difícil o local e as manobras, mais experiência o praticante deve ter. O vento pode fazer com que o kitesurfista se afaste muito da costa se ele não souber manejar a pipa. Ondas muito altas ou manobras mal executadas podem fazer com que o esportista seja jogado contra a água.

Para se praticar Kitesurf é necessário ter uma prancha com suporte para prender os pés nela. Além disso, existem quatro tipos principais de pipas, cada uma com uma característica diferente para o tipo de vento e manobra que o praticante deseja fazer.
Kitesurf o que é e onde praticar

Mais informações

Agora que você já sabe o que é o Kitesurf e onde praticar este esporte que se torna cada vez mais popular, procure maiores informações em uma escola de Kitesurf espalhada por todo o Brasil e sinta o vento da liberdade bater no seu rosto. Desbrave os mares do Brasil e do mundo e tenha a adrenalina em suas veias!

Pesquisar
Artigos Relacionados