JFSC Consulta Processual

JFSC Consulta Processual

JFSC – Consulta processual

O poder judiciário no Brasil há muito tempo é sinônimo de lentidão. E esta característica pode ser percebida dia após dia ao nos depararmos com notícias sobre crimes e outras ações ilegais que tardam a serem julgadas. Desta forma, pessoas que cometeram crimes ou outras irregularidades ficam sem punição, muitas vezes insistem no erro e a descrença na justiça só aumenta.

Demora nos processos

E tal incredulidade não é exclusiva da população. De acordo com uma pesquisa feita pela Fundace, que é ligada à Universidade de São Paulo, 98,9% dos advogados brasileiros consideram a justiça lenta ou muito lenta. E esta demora pode ser comprovada por números do CNJ, o Conselho Nacional de Justiça.

Segundo relatório divulgado pelo órgão, a taxa de congestionamento de processos brasileiros ficou em 71% em 2009, o que significa que de cem processos em trâmite, apenas 29 tiveram decisão definitiva.

Especialistas em Direito apontam que esta lentidão acontece pela falta de organização do setor judiciário no país, além de falhas na gestão. Soma-se a isto a cada vez mais crescente demanda da sociedade, que ainda deposita esperança na justiça brasileira. O número de processos só cresce e muitas vezes os magistrados não dão conta.
O mesmo relatório do CNJ apontou que cada juiz ficou responsável, em 2009, por em média 1.300 processos. Em âmbito federal o número sobe para quase 1.600 processos por magistrado.

Consulta processual

Quem precisa saber, seja por motivos pessoais ou profissionais, os dados e o andamento de processos, exceto aqueles que correm em segredo de justiça, pode utilizar a internet para a checagem destas informações, através da chamada consulta processual. E um dos órgãos que permite esta consulta é a Justiça Federal de Santa Catarina (JFSC).
Desde 2010 todos os processos que estão em trâmite possuem uma sequência padronizada de vinte dígitos, que entrou em vigor após a resolução do CNJ, para atender às exigências de publicidade, eficiência e transparência da justiça brasileira.

Consulta processual JFSC – como fazer

Para consultar processos através da internet na Justiça Federal de Santa Catarina basta acessar o site do órgão e clicar na opção Consulta, localizada em um menu no lado esquerdo da página. Na sequência será preciso clicar sobre o primeiro item que aparecerá em uma lista lateral, no caso, Processos.

Ao fazer isto o internauta será direcionado para outra página, em que deverá inserir algumas informações. A primeira coisa a se fazer é selecionar por qual meio se pretende pesquisar o processo. É possível escolher entre número do processo, número do processo eletrônico com chave, nome da parte, CPF ou CNPJ da parte, número da OAB, número do processo originário, número da CDA (Certidão de Dívida Ativa) ou ainda número do processo administrativo da CDA.

Depois, no campo inferior, será preciso incluir o número de acordo com a opção escolhida anteriormente. Em alguns casos é possível selecionar a opção “Mostrar processos baixados ou arquivados”. Por fim, quem está pesquisando também precisará selecionar onde pretende consultar o processo, entre Seção Judiciária de Santa Catarina, Seção Judiciária do Paraná, Seção Judiciária do Rio Grande do Sul ou Tribunal Federal Regional da 4ª região. Após preencher todas as opções o processo será mostrado na tela.

Fotos

Confira Fotos sobre JFSC Consulta Processual:

Consulta Processual - JFSC Como fazer a JFSC - Consulta Processual Onde consultar os processos Consulta Processual

GD Star Rating
loading...
JFSC Consulta Processual, Nota: 5.0 de 5 com 1 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados