Itamaraty

links patrocinados

Itamaraty

Itamaraty

O Itamaraty é o Ministério das Relações exteriores do Brasil. Ele é o órgão vinculado ao poder executivo e é o responsável por assessoria ao presidente da república. Cabe ao Itamaraty atuar em todas as vertentes, política, econômica, comercial, financeira, relações externas, cultura. Todas as áreas em que deve representar a diplomacia, informar e negociar.

O Palácio do Itamaraty

A sede do Itamaraty é conhecida pelo nome de Palácio do Itamaraty, ele fica em Brasília e sua construção foi toda projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer. O prédio foi inaugurado em 1970. Ele comporta painéis de artistas renomados, Athos Bulcão, Rubem Valentim, Sérgio Camargo, Maria Martins e Alfredo Volpi. Em frente a estrutura do palácio existe uma escultura projetada por Bruno Giorgi, chamada Meteoro.

Papel do Itamaraty

O Itamaraty sob o nome do Ministério das Relações Exteriores, ou MRE, é o responsável por passar informações ao Congresso Nacional sobre temas da agenda internacional.

O MRE oferece apoio a pequenas e medias empresas que não possuem, ainda, experiência e, por vezes, capital financeiro suficiente para atuar internacionalmente. Em trabalho conjunto com o SEBRAE, faz com que potencialize os benefícios para estas pequenas empresas atuarem internacionalmente. O MRE criou ferramentas especificas para promoção comercial. O SIPRI é um exemplo disto. O Sistema de Promoção de Investimento e Transparência e Tecnologia para Empresas.

O corpo de funcionários do MRE é formado por Diplomatas, oficiais de chancelaria e assistentes de chancelaria. São profissionais capacitados para atuar como agentes do Ministério das Relações Exteriores no Brasil e no Exterior.

Os Diplomatas devem cumprir com funções de natureza consular e diplomática, como a representação, negociações, informações e a proteção de brasileiros no exterior. Os oficiais de chancelaria devem formular, implementar e executar analises técnicas e gestoras administrativas para o bom funcionamento e desenvolvimento da política externa brasileira. Aos assistentes de chancelaria cabem as atividades de apoio técnicos e administrativos.

Serviços

As realizações do Ministério das Relações Exteriores podem ser conferidas através do site do MRE. São ações de apoio ao turismo, difusão cultural e muito mais. O site é atualizado diariamente com noticias sobre o atividades do MRE. Através do site pode-se conferir a agenda oficial do Itamaraty.

Receita Federal Passaporte

Receita Federal Passaporte

Quem é que não gosta de viajar pelo mundo, conhecer lugares novos, experimentar gastronomia, fotografar e se divertir? Seja com a família, com os amigo ou com a pessoa que você ama, viagens internacionais são sempre interessantes.

Só que, para a maioria delas, é preciso tomar uma série de providências antes de embarcar. Uma delas é o passaporte. O passaporte é um documento de identidade emitido pelo governo nacional que serve para pedir permissão de viajar para um país estrangeiro.

Os passaportes estão ligados ao direito de proteção legal no exterior e ao retorno do indivíduo ao seu país de origem. É comum aos passaportes de todas as nações do mundo alguns dados pessoais dos seus donos, como fotografia, assinatura, data de nascimento e nacionalidade. O passaporte pode também conter outros dados, o que fica a critério de cada país que o emite.

Como tirar o passaporte

Quem vai viajar para um lugar onde este documento é exigido precisa iniciar o processo de solicitação no endereço eletrônico do Departamento da Polícia Federal. Lá, clique no link “Informações Gerais/Requerimento de Passaporte”, e em seguida selecione na qual deseja requerer o passaporte.

É imponte ler atentamente todas as informações contidas nessas páginas, para que não haja dúvidas na hora de tirar o visto e embarcar. O passaporte é requerido por meio de uma taxa, que deverá ser paga dentro de um prazo estabelecido.

Documentos necessários

Os documentos necessários para fazer um passaporte são: RG (ou documento de identidade equivalente, como carteira de habilitação, carteira funcional, carteira de trabalho, etc.), certidão de casamento (se for o caso), certidão de nascimento (para menores de 12 anos), título de eleitor e comprovante de votação nas duas últimas eleições, documento que comprove a quitação com o serviço militar obrigatório (para os homens com mais de 19 anos), certificado de naturalização (se for o caso), e comprovante de pagamento da taxa.

No site da Receita Federal, há um link que o direciona para o site da Polícia Federal, que contém todas as informações necessárias sobre o passaporte. Lá é possível também consultar o andamento do pedido, agendar o atendimento, comunicar ocorrência com documento de viagem, ver tabelas e vistos, e outras informações importantes. Não deixe de acessar.

Pesquisar
Artigos Relacionados