HVAC- o que é?

HVAC- o que é?

HVAC- o que é?

Existem inúmeras siglas que por força do hábito passam a ser incorporadas no nosso dia. Tentando facilitar o entendimento e agilizar o processo de codificação, o uso das siglas se torna frequente na atualidade. Entretanto, os seus significados, por vezes, ficam de lado. Esse é o caso da sigla HVAC. Surgindo de origem inglesa, as quatros letras significam “Heating, Ventilation and Air Conditioning”. Trazendo para a língua portuguesa, sua tradução designa o sentido de Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado. Estas três funções estão ligadas intimamente e podem ser encontradas em residências, edifícios e escritórios. Esse sistema de climatização, como também pode ser chamado, é responsável pelo controle do clima e o estabalecimento de um ambiente mais agradável.

As três composições são as responsáveis pela manutenção de um ambiente mais aconchegante as construções. O controle dessas funções climáticas possibilita um melhor ambiente para se viver ou trabalhar, reduzindo os efeitos e riscos que más condições de clima podem oferecer a saúde. Por exemplo, se um indivíduo fica exposto a um ambiente muito úmido, isso altera o seu controle de temperatura do corpo. Ambiente em péssimas condições de permanencia também podem afetar diretamente a capacidade de raciocinar dos indivíduos. Por esses motivos, a introdução do sistema HVAC está se tornando constante em fábricas e escritórios, prezando pelas melhores condições de trabalho.

Origem do HVAC

O período que marca o início do HVAC é algo ainda em suspenso. Porém, desde o século II, históriadores já destacam que em muitas cidades da antiga Roma, já se usa um sistema de aquecimento para uma mesma edificação. O que sabe ao certo é que a popularização do HVAC se deve a um evento marcante para o sistema fabril, a Revolução Industrial.

Descrevendo as três funções do HVAC

Tendo com partida a ventilação, podemos destacar que lhe é atribuída a função de fazer o ar circular pelos espaços. O seu uso possibilita que o dióxido de carbono não se concentre entre as pessoas, fazendo com que em seu lugar o oxigênio possa transitar livremente. Entre os prejuízos com a não circulação do ar estão a disseminação facilitada de doenças, principalmente alergias e a proliferação de bactérias e fungos. Já a segunda função, o aquecimento, tem por ação manter estável a temperatura, principalmente nas épocas mais frias do ano. Caldeira, bomba de calor, e radiador fazem parte do sistema de aquecimento. Por fim, o sistema de ar condicionado estimula a ventilação, mas também controla as sensações de calor extremo. Vale ressaltar que é importante ver a viabilidade de instalação, além de manter todo o sistema sempre muito limpo para não possuir nenhum risco a saúde.

O que esperar do sistema HVAC?

O mercado produtor dos sistemas de HVACs vem crescendo e melhorando a cada ano. As novidades do setor dos HVACs está focado na introdução de sistemas sem fio para o controle dos equipamentos. Essa média reduz custos e trabalhos. Mesmo com a novidade, é preciso ficar atento aso riscos de exposição a rádio frequência, integrante dessas novas tecnologias.

Fotos

HVAC- o que é?HVAC- o que é?
HVAC- o que é?HVAC
HVACHVAC

GD Star Rating
loading...
HVAC- o que é?, Nota: 5.0 de 5 com 1 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados