G1 Globo Repórter

G1 Globo Repórter

O Globo Repórter é um programa de televisão brasileiro semanal em formato de documentário transmitido pela Rede Globo sempre às sextas-feiras à noite desde a sua estreia, em 1973. O programa aborda questões relacionadas com o modo de vida brasileiro, destacando questões como saúde, educação, trabalho e natureza. E, graças às facilidades oferecidas pela internet, você pode conferir o programa também através do site especial do Globo Repórter no G1.

Na página inicial do Globo Repórter no G1, o internauta pode escolher entre seis seções: Redação, História, Receitas, Retrospectiva, Fale Conosco e Vídeos. Cada uma é bastante autoexplicativa. Em Redação, o internauta pode conhecer cada membro da equipe do programa, desde o apresentador Sergio Chapelin até os créditos da produção, como editores e produtores.

Globo Reporter
Em História, o internauta pode conhecer todo o histórico do programa, com linha do tempo contando os principais acontecimentos e vídeos de reportagens clássicas e históricas. A seção Receitas busca reunir todo o conhecimento de culinária que é abordado no programa. Um dos temas recorrentes do Globo Repórter é a alimentação saudável, por exemplo, e o internauta tem acesso a muitos dos pratos citados em programas anteriores através desta seção.

Assistindo o programa pela internet

Em Retrospectiva, o internauta pode rever os programas especiais que são apresentados ao final do ano que reúnem os principais acontecimentos daquele período. Estão disponíveis fatos até de 2010. A seção Fale Conosco permite ao usuário enviar sugestões, elogios ou fazer críticas à equipe do Globo Repórter. A última seção, Vídeos, é a mais requisitada. De forma organizada por data da edição do programa, estão selecionados diversos vídeos de reportagens exibidas no Globo Repórter. O internauta pode escolher aquele que gostaria de assistir e clicar no botão de play para dar início à reprodução. Também é possível conferir a lista dos vídeos mais visualizados no site e buscar por palavra-chave.

Formato

Globo Reporter 2013

O projeto do Globo Repórter é baseado no programa jornalístico norte-americano 60 Minutes, da CBS. Em seu início, as reportagens tinham tom documental mais forte do que hoje, consistindo basicamente de imagens captadas pelo cinegrafista e uma locução em off do apresentador. Com o passar dos anos, o Globo Repórter foi adquirindo credibilidade no meio jornalístico graças a sua abordagem diferenciada a respeito dos assuntos. Enquanto os noticiários convencionais tratavam dos assuntos correntes todos basicamente da mesma forma, o Globo Repórter conseguia encontrar ângulos inovadores para abordar as questões. Grandes cineastas brasileiros já passaram pela produção do Globo Repórter, como Eduardo Coutinho, Gregório Bacic, Walter Lima Júnior e Vladimir Carvalho.

Hoje em dia

Globo Reporter G1

O Globo Repórter dos tempos modernos aposentou o formato de documentário apenas com narração em off para se tornar um programa de grandes reportagens, com repórteres e microfones. Além disso, seu formato mudou. Hoje, um programa do Globo Repórter introduz um tema ou assunto e mostra diversas formas de abordagem do mesmo. O Globo Repórter também se dedica a pautas relacionadas à qualidade de vida e o meio ambiente, com diversos programas especiais gravados na região da Floresta Amazônica, por exemplo.

Site do Globo Reporter Assuntos Globo Reporter

GD Star Rating
loading...
G1 Globo Repórter, Nota: 5.0 de 5 com 1 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados