Formação Profissional

links patrocinados

Formação Profissional

Formação profissional

Qualificação para o mercado de trabalho

Quem hoje em dia não possui um sonho de consumo? Uma viagem, um automóvel, uma casa, um eletrônico talvez, algum bem que, claro, necessita de dinheiro para ser comprado e que muitas vezes deixamos de comprar pois não temos recursos financeiros suficientes para adquirir tal produto ou realizar tal sonho?

Pode até parecer clichê, mas ter uma boa formação profissional atualmente é a única forma de se ter uma vida estável, um bom emprego e a possibilidade de adquirir bens de consumo. Sem uma formação profissional adequada, ninguém vai a lugar algum na vida. Pode até ser algum sortudo e conseguir tudo isso sem ter grandes experiências. Mas sorte é muito rara e instável.

O estudo na formação profissional

Formação profissional

A base para se ter uma boa formação profissional é o estudo. Existem vários caminhos para se chegar a um resultado satisfatório, mas todos eles começam com uma educação de qualidade e empenho e dedicação por parte do indivíduo em seus estudos. Afinal, sem conhecimento e teoria, você não consegue exercer a prática e assim, não se desenvolve.

É importante frisar que estudar não é a única coisa que você precisa fazer para ter uma boa formação profissional. É preciso que a pessoa tenha oportunidades de exercer a teoria aprendida na sala de aula na prática. Mesmo que tenha feito um curso de engenharia civil numa grande universidade, por exemplo, mas não tenha feito nenhum estágio durante o curso, certamente será mais difícil conseguir um bom emprego quando terminar o curso.

Formas distintas de se conseguir uma formação profissional

Formação profissional 2013

Nos estudos, há três principais formas de se adquirir formação específica: a universidade, os cursos técnicos e os cursos rápidos. Na universidade, você encontra vários cursos de graduação que duram de 4 a 8 anos. É uma formação bem mais completa e te coloca na frente dos outros concorrentes. Geralmente os salários de formados na universidade são maiores.

Os cursos técnicos são, em geral, mais curtos, podendo durar menos de 2 anos. Seu conteúdo é bem enxuto e focado. Por isso, algumas empresas preferem contratar pessoas que saem dos cursos técnicos, pois além de terem os conteúdos mais frescos na memória, os alunos aprendem apenas o necessário.

Cursos de Formação profissional

Os cursos rápidos têm durações diversas. É possível encontrar cursos profissionalizantes de 1 mês. Estes cursos são muito focados em apenas uma atividade, mesmo assim podem lhe ajudar na formação profissional.

Eles não lhe dão formação acadêmica, mas podem fazer a diferença na hora de ganhar a vaga desejada e dar um upgrade no salário. Algumas empresas, inclusive, exigem que se tenha pelo menos um curso profissionalizante.

Instituições onde se pode fazer cursos

As principais universidades do Brasil são as federais como USP, UFRJ, UFMG, a Pontifícia Universidade Católica, presente em vários estados, entre outras. São diversos cursos oferecidos e a seleção é feita por meio de vestibular, realizados todos os anos.

Para cursos técnicos há, além das universidades, outras instituições que oferecem os cursos, como colégios maiores e faculdades menores.

Já os cursos profissionalizantes são os que têm maior oferta. Os principais – e mais em conta – são as instituições públicas como SENAI, SESI e SENAC. É possível encontrar cursos de diversas áreas: desde pintor até web design.

Não fique para trás no mercado de trabalho, estude, trabalhe bem e busque sempre o conhecimento. Sua formação profissional certamente será cada vez melhor e você poderá realizar seus sonhos muito mais rápido.

Como formar uma profissional Profissional capacitado

Pesquisar