Filmes indicados para os estudantes de jornalismo

links patrocinados

Se você está entrando no ramo e quer se entreter com o tema da sua profissão escolhida, confira algumas dicas de filmes indicados para os estudantes de jornalismo. Devore essas produções em seu final de semana.

Sobre o clássico Cidadão Kane

Filmes indicados para os estudantes de jornalismo
Filmes indicados para os estudantes de jornalismo

É impossível começar a falar dos filmes indicados para os estudantes de jornalismo sem citar Cidadão Kane (Citizen Kane), de 1941, na primeira colocação dessa lista. Mesmo que tenha sido um fracasso para a época, hoje em dia a obra é considerada como um dos grandes clássicos do mundo da cinematografia e possui justamente como enredo principal a vida de um jornalista.

Apesar de não ser oficial, a história seria baseada na vida do magnata das comunicações Willian Heast. A sinopse resumida é assim: quando um grande empresário morre, um jornal manda um jornalista desvendar o mistério da última palavra dita por ele, Rosebud. Entre os filmes indicados para os estudantes de jornalismo, Orson Welles, o diretor, interpreta o próprio Kane.

Filmes indicados para os estudantes de jornalismo: Rede de Intrigas

Também na lista dos filmes indicados para os estudantes de jornalismo está Rede de Intrigas (Network), produzido em 1976. Nessa obra do diretor Sidney Lumet, é importante ressaltar a observação de aspectos muito presentes dentro do mercado que é o jornalismo, como a própria busca pela audiência e as pessoas de más intenções que podem aparecer em qualquer ambiente de trabalho.

Um telejornal mantém uma audiência muito baixa e a emissora ameaça demitir o seu âncora, entretanto, ao saber disso, ele anuncia que vai cometer suicídio no ar. Por causa desse ato, a diretora do programa decide que vai manter o mesmo em seu cargo, mas o apresentador começa a sofrer com problemas. É também um dos filmes indicados para os estudantes de jornalismo.
Filmes indicados para os estudantes de jornalismo

Sobre o filme Salvador – O Martírio de um Povo

Saindo mais do clichê do cinema Hollywoodiano temos outro dos filmes indicados para os estudantes de jornalismo, intitulado Salvador – O Martírio de um Povo (Salvador). Apesar de também ser americano, essa obra é bem menos conhecida, mas possui uma história que pode interessar aquele que cursam essa graduação.

A obra traz Richard Boyle, um jornalista apaixonado pela profissão, mas que começa a ter problemas financeiros. Quando ele viaja com um amigo para El Salvador, seu amor pela profissão retorna ao se deparar com um povo em plena guerra civil, além de sérios problemas com o desrespeito aos direitos humanos. Uma dica bem interessante entre os filmes indicados para os estudantes de jornalismo.
Filmes indicados para os estudantes de jornalismo

O tema jornalismo pode sempre trazer roteiro interessantes, como é o caso de O Informante (The Insider), 1999. Com atuação dos já consagrados Al Pacino e Russel Crowe, foi adaptado de um artigo e traz um homem que trabalhou a vida toda em uma empresa de cigarros indo até a mídia para divulgar os segredos desse mercado. Também não poderia faltar entre os filmes indicados para os estudantes de jornalismo.

Filmes indicados para os estudantes de jornalismo

Filmes indicados para os estudantes de jornalismo: O Informante

Pesquisar
Artigos Relacionados