Festival de Cinema de Gramado: história

links patrocinados

Festival de Cinema de Gramado: história

Todos os anos, diversos festivais de cinema premiam as melhores obras cinematográficas do ano em relação a uma série de quesitos técnicos e artísticos. Dentre os principais festivais do planeta estão o Oscar, Globo de Ouro, BAFTA, Emmy e César. No Brasil, o festival mais importante é o de Gramado, que acontece anualmente na bela cidade gaúcha. A primeira edição do Festival de Cinema de Gramado foi realizada em 1973. A partir de 1992, quando completou vinte anos de existência, o festival também passou a abrir espaço para produções da América Latina. Antes, somente filmes brasileiros concorriam aos prêmios.

História do Festival de Cinema de Gramado

Festival de Cinema de Gramado: história Festival de Cinema de Gramado

Desde sua primeira edição, em 1973, o Festival de Cinema de Gramado acontece no Palácio dos Festivais, uma bela construção em estilo colonial. Sua fachada tem em destaque o Kikito, estatueta oferecida aos vencedores dos prêmios do festival. O Palácio dos Festivais tem capacidade para receber mais de mil pessoas. Durante o ano, enquanto o festival não está sendo realizado, o Palácio dos Festivais exibe uma variada programação cinematográfica.

O Festival de Cinema de Gramado foi criado pelo INC (Instituto Nacional de Cinema). O festival, como conhecemos atualmente, começou a ser delineado entre 1969 e 1971, com mostras de cinema durante a tradicional Festa das Hortênsias. A realização do Festival de Cinema de Gramado teve participação intensa da prefeitura da cidade, além da Funarte, da Embrafilme e da Companhia Jornalística Caldas Júnior.

Em seus primeiros anos, o Festival de Cinema de Gramado acontecia no mês de janeiro, durante o verão. Durante alguns anos, o festival aconteceu no outono e, desde a década de 1990, começou a ser realizado em agosto.

Conheça o Festival de Cinema de Gramado: história

Debates

Um dos grandes diferenciais do Festival de Cinema de Gramado, desde seus primeiros anos de existência, é a preocupação com os debates em torno da produção cinematográfica nacional. Além da cerimônia de premiação, o festival recebe também diversas palestras e grupos de discussão sobre cinema. Por isso, o Festival de Cinema de Gramado foi se tornando, aos poucos, o maior evento do Brasil em relação à sétima arte.

Festival de Cinema

Prêmios do Festival de Cinema de Gramado

A premiação do Festival de Cinema de Gramado se divide em três grandes categorias: Filmes Brasileiros, Filmes Latinos e Prêmios Especiais. Cada um destes segmentos possui prêmios específicos, como melhor ator, melhor atriz, melhor filme, melhor diretor e vários outros.

Os vencedores do Festival de Cinema de Gramado recebem o Kikito, uma estátua em bronze que simboliza o deus do bom humor. Com 33 centímetros de altura, o Kikito era inicialmente produzido em madeira, pelo famoso artesão local Xixo. A mudança para as estatuetas de bronze aconteceu a partir de 1990.

Gramado

Outros festivais brasileiros

Além do Festival de Cinema de Gramado, o Brasil tem produzido vários outros eventos importantes para a divulgação e debate sobre o cinema nacional. Merecem destaque, por exemplo, o Fest Cine Maringá, o Festival de Brasília, o Festival do Audiovisual de Pernambuco. O Festival do Rio e diversos outros.

Pesquisar
Artigos Relacionados