Festas de Natal pelo mundo

links patrocinados

Festas de Natal pelo mundo

As festas de Natal são aguardadas com muita ansiedade por centenas de países ao redor do planeta. O Natal é uma festa dos cristãos, que celebram o nascimento de Cristo neste período. Apesar de ter este ponto em comum, há diferenças relevantes as diferentes festas de Natal pelo mundo. Isso porque, embora o caráter cristão esteja presente em todas as comemorações, as culturas locais ajudam a definir os detalhes de cada comemoração. Conheça, abaixo, um pouco mais sobre as diferentes festas de Natal pelo mundo.

Países que não comemoram o Natal

Festas de Natal pelo mundo Confira as Festas de Natal pelo mundo

Por se tratar de um evento cristão, o Natal não é comemorado em todo o mundo. Os islâmicos, por exemplo – que são maioria em países como Paquistão, Indonésia, Egito, Turquia e Nigéria -, não comemoram a data, embora a respeitem, pois consideram que Cristo foi um dos cinco profetas que trouxeram os ensinamentos de Deus para o mundo.

O mesmo vale para os budistas (Japão, Coreia do Sul, Camboja, China etc), que também respeitam a tradição cristã, mas têm comemorações distintas, em outros períodos do ano. Os judeus reconhecem a existência de Cristo, mas não o veem como um ser divino. Outras religiões, como o hinduísmo, xintoísmo e taoismo, também têm suas próprias comemorações, em datas diferentes e com outros deuses.

Festas de Natal

Diferentes festas de Natal pelo mundo

Dentre os países que têm o Natal em seu calendário de comemorações, também é possível encontrar celebrações bem diferentes, que podem até parecer estranhas para nós. Na Polônia, por exemplo, os presentes são entregues ainda no dia 6 de dezembro. Na Polônia, a noite de Natal também possui ceia, mas ela não tem carne nos pratos. Outra tradição local é a utilização de uma espécie de hóstia durante a ceia.

Os mexicanos começam as festividades de Natal no dia 16 de dezembro, com diversas procissões que simbolizam a caminhada de Maria e José. O Natal mexicano também se destaca pelas piñatas, grandes bonecos presos a árvores e repletos de doces para as crianças.

Os franceses, por sua vez, costumam realizar teatros medievais, além das festividades comuns ao resto do mundo. Outra diferença no Natal francês é que, durante o Réveillon, também são distribuídos presentes e lembranças.

Festas de Natal

Outras festas de Natal pelo mundo

Entre os ingleses, é comum a utilização do Christmas Book, um livro que fica junto às árvores de Natal e é assinado por todos aqueles que participaram das festas. Os ingleses também têm os crackers como tradição, que são pequenos fogos de artifício feitos em casa.

Festas de Natal pelo mundo - saiba mais

Calendário

Na grande maioria dos países que comemoram o Natal, a ceia acontece no dia 25 de dezembro. Entretanto, em alguns lugares, até mesmo o calendário é alterado. Na Rússia e em outros países próximos, que seguem a tradição ortodoxa, por exemplo, as crianças são presenteadas no dia 1º de janeiro, e a festa de Natal acontece cinco dias depois. Os holandeses são os primeiros a comemorar o Natal, com ceia e trocas de presentes no dia 6 de dezembro, quando é comemorado o Dia de São Nicolau.

Pesquisar
Artigos Relacionados