Feira do Automóvel 2011

links patrocinados

Feira do Automóvel 2011

Feira do Automóvel 2011

O Salão do Automóvel é um evento bianual que ocorre desde 1960 em São Paulo. Atualmente sua 27ª edição aconteceu em outubro e novembro de 2012. É o maior evento automotivo da América Latina e alguns dos números referentes ao público recebido são: mais de 625 mil pessoas em 2008, mais de 750 mil visitantes em 2010 e quase 750 mil em 2012. Uma curiosidade é que em 1976 houve o grande recorde, quando praticamente um milhão de pessoas foram conferir o Fiat 147, novidade no mercado.

Conforme a frota nacional de veículos aumenta, o interesse por carros pelo brasileiro segue logo atrás, e o grande público não perde a oportunidade de conhecer as novidades que a tecnologia arrojada e o design futurista mundial trazem para o Brasil. O idealizador por trás do evento, o publicitário paulista Caio de Alcântara Machado, fundador da Alcantara Machado Publicidade (hoje conhecida como AlmapBBDO), mostrou sua perspicácia em analisar o potencial que a indústria automotiva tinha no Brasil logo em 1960, quando a primeira edição aconteceu e já foi um sucesso.

Inovações do Salão do Automóvel

Feira do automovel

A grande força do salão do automóvel sem dúvida são os carros esportivos que as mais variadas marcas (Porsche, Jaguar, Ferrari, Mercedes-Benz e Dodge, entre muitas outras) produzem, mas não é apenas isso que atrai os curiosos: tratores, jipes, ônibus, utilitários, carros populares e até lanchas passaram pelo Parque Ibirapuera e pelo Anhembi Parque, os dois locais que já sediaram o Salão. Em 2008, combustíveis renováveis estavam em voga, principalmente com a evolução de tecnologias flex de motores, sejam híbridos, sejam elétricos. Em 2010 as marcas chinesas invadiram o mercado consumidor brasileiro, com carros portando tecnologias atraentes e com preços muito acessíveis, como é o caso da JAC Motors. A Kia trouxe para seu estande o “Robo-Kia”, versão do seu veículo Mohave em formato de robô humanoide, popular em histórias de ficção científica, mas apenas para decoração, infelizmente.

Modelos do Salão do Automóvel

Feira do automovel 2013

Como o público masculino sempre foi muito atraído por carros e mulheres, as modelos femininas descobriram um nicho muito rico no Salão do Automóvel, que sempre promove concursos em que as mais belas são vencedoras, se passarem pelo crivo também das expectativas das marcas de automóvel que representam. A vencedora do Concurso Top Motor em 2012 foi Letícia Jordano, que estava no estande da Mercedez-Benz e concorreu com outras 19 candidatas, em uma competição bastante acirrada.

O Salão do Automóvel No Mundo

Fabricantes na Feira do automovel

Outros países já idealizaram suas versões do salão do automóvel, como Detroit, nos Estados Unidos, Paris, na França, Xangai, na China, o de Frankfurt, na Alemanha (o maior autoshow de todos) entre muitos outros.

Em 2012, no Salão de Nova York, até um carro voador, da Terrafugia, com autonomia para 700km apareceu. O preço, entretanto, chega próximo aos R$500.000,00. A paixão por carros e pela tecnologia é uma constante no mundo todo e em breve, em 2014, a 28º do Salão do Automóvel em São Paulo trará o que há de melhor neste ramo.

Feira do automovel no Brasil Feira do automovel em sao paulo

Pesquisar