Energia nuclear

links patrocinados

Energia nuclear

Energia nuclear

Quem acompanha o noticiário com freqüência já deve ter ouvido ou lido a expressão “energia nuclear” mais de uma vez. Conforme o assunto sobre desenvolvimento sustentável vem crescendo cada vez mais, as maneiras de conseguir gerar energia são cada vez mais discutidas. Porém, no caso da nuclear, normalmente ela é criticada por autoridades internacionais por conta do grande risco que representa.

Composição Perigosa

Para tentar exemplificar quais são os principais problemas da energia nuclear basta lembrar do caso da Usina de Fukushima que aconteceu no início de 2011. Após um terremoto, que foi causado por um tsunami, a Usina foi danificada e, por sua vez, contaminou toda a região à sua volta.

Porém, quando a região de uma usina nuclear está em perigo existe grande preocupação por conta do risco que isso representa. Para formar a energia nuclear é necessário usar elementos radioativos e toda a sua composição é extremamente favorável a explosões, caso estejam em condições para tal.

Quando acontece algum acidente envolvendo algum reator nuclear, existe grande risco de contaminação por radioatividade. Quem trabalha em usinas nucleares precisa seguir todas as recomendações de segurança para que o contato diário com aquele material não acabe contaminando o funcionário. Portanto, os riscos da energia nuclear vão além dos casos de acidentes.

Episódios traumáticos

Os países que investem em energia nuclear estão constantemente sob observação da comunidade internacional. Uma das maiores preocupações é que se repita o episódio da Segunda Guerra Mundial, quando Chernobyl foi atacada com uma bomba atômica. Tais armas são construídas com recursos nucleares.

Recentemente, a Agência Internacional de Energia Atômica divulgou um relatório acusando o Irã de estar investindo em armas nucleares, pois o país continua com a sua política de investir em energia nuclear. Por conta disso, muitos suspeitam que a energia seja apenas um disfarce para a produção de armamentos.

Por mais que nada tenha sido efetivamente comprovado, o uso da energia nuclear é uma das coisas que mais deixa as autoridades internacionais com medo do que pode vir a ser feito no futuro. As conseqüências de um vazamento radioativo têm duração prolongada, pois não há como prever o estrago e pessoas podem ser contaminadas.

 

Chevron vazamento de óleo

Chevron vazamento de óleo

A Chevron é uma empresa americana que atua no setor energético com forte participação no setor petrolífero. Mais recentemente ela figurou em todos os jornais brasileiros e muitos dos principais jornais mundiais por ser responsável por um vazamento de óleo na Bacia de Campos. O acidente ocorreu em novembro de 2011 no Estado do Rio de Janeiro.A empresa foi condenada pela justiça a pagamento de multa, após resolver os problemas do vazamento.

O que aconteceu em Campos

O Vazamento de óleo de responsabilidade da Chevron ocorreu perto de Campo de Frade. Estima-se que o vazamento ultrapassou os 380 mil litros de óleo, ou quase 2,5 mil barris de óleo. A Agencia Nacional de Petróleo, a ANP, que é a agencia reguladora e fiscalizadora do setor aponto 28 pontos de vazamento de óleo, sendo que um destes teve maior demora para reparação e fechamento do vazamento.

Segundo laudos técnicos da empresa Chevron a pressão do reservatório foi superestimada e por isto usou-se uma lama de perfuração que não possuía o peso necessário para conter todo o óleo, assim este acabou subindo por formações rochosas vizinhas as perfuradas.

Após o vazamento a investigação recai também sobre os métodos de perfuração e a profundidade da perfuração. Também foi investigada equipamentos utilizados, pertencentes a empresa americana Transocean, a plataforma de exploração utilizada foi fabricada no ano de 1976 com licença de operação até 2014.

A Policia Federal que investiga o caso afirma que o vazamento aconteceu devido a falha humana, só nãos e sabe como atribuir a culpa a uma ou a mais pessoas pela responsabilidade do vazamento. A Multa aplicada a Chevron, segundo o IBAMA, foi irrisória, no valor de R$ 50 Milhões.

Esta multa aplicada é uma multa administrativa de caráter pedagógico e não de caráter reparatório pelos danos causados ao Meio Ambiente. Ainda há possibilidade de outros valores de multas serem aplicados a Chevron, porém sem previsão de fechamento do julgamento do caso.

Leis Ambientais brasileiras

Existe em vigor no Brasil Leis de crimes Ambientais que são leis severas quando cumpridas a risca. Mas falta fiscalização e a adequada punição de infração de crimes praticados contra a natureza, em casos de acidentes ambientais ou mesmo crimes diretos contra animais.

Pesquisar
Artigos Relacionados