Ecologia Geral

links patrocinados

Ecologia Geral

Ecologia Geral

Para quem não sabe, a ecologia também é uma ciência. Basicamente, ela estuda todos os organismos vivos da face da Terra e a interação de cada um com o seu habitat. Essas interações acontecem através de duas formas – seres vivos com seres vivos e seres vivos com o ambiente. Dessa forma, cabe à ecologia estudar e analisar como acontecem nos dias atuais tais relações, como aconteceram durante muito tempo atrás e como, provavelmente, irá acontecer daqui alguns anos.

História da Ecologia

A palavra ecologia foi usada, pela primeira vez, pelo naturalista e cientista alemão, Ernst Haeckel, cujo trabalho ajudou a popularizar as ideias de Charles Darwin. A terminologia foi usada no ano de 1869, justamente para retratar o estudo das relações entre os organismos vivos do planeta Terra e o ambiente nos quais vivem.

Já o primeiro livro sobre ecologia publicado em toda América foi no ano de 1905, por Frederic Clements, que trazia a ideia revolucionária de que as comunidades de plantas na verdade poderiam ser classificadas como superorganismos.

Características da Ecologia

A ciência Ecologia pode, na verdade, ser dividida em três áreas de estudo – Autoecologia (que considera os organismos como representantes de uma espécie e como eles reagem aos fatores ambientais); Demoecologia (também chamado de dinâmica das populações, diz respeito a cada população de forma separada) e Sinecologia (que também pode ser chamada de Ecologia Comunitária, cujo estudo se concentra nas comunidades de seres vivos e suas distribuições, abundância, demografia e relações ecológicas).

Sobre o Ecologismo

Ao contrário do que muitos podem pensar, Ecologismo não é uma ciência e não estuda os organismos da Terra. Na verdade, trata-se de uma ideologia política que questiona o futuro da vida no planeta Terra e o esgotamento dos recursos naturais.

Os praticantes do Ecologismo são chamados de ecologistas e, durante muito tempo, eles propõem um diálogo entre comunidade e governos para que as políticas públicas sejam encaradas e praticadas a partir de uma olhar ecocêntrico.

O primeiro partido ecologista de todo o mundo surgiu no ano de 1976, na Nova Zelândia, e ganhou força na década de 1980, com os Verdes da Alemanha Oriental.
Já no Brasil, a formação de alianças partidárias que levantam a bandeira pró ecologismo resultou no surgimento do Partido Verde, durante a década de 1980, baseado na tendência ambientalista que acontecia em toda a Europa.

Os níveis estudados pela Ecologia

Com a Ecologia estuda os ecossistemas que estão sempre em uma constante mudança, ela possui uma estrutura hierárquica para o entendimento do mundo biológico.

São eles – a Biodiversidade (que nada mais é do que a própria diversidade ecológica existente); o Nicho Ecológico (considerado o conceito central na ecologia dos organismos); Ecologia de populações (estudo dos indivíduos de uma mesma espécie que vivem e interagem através do mesmo nicho e habitat); Ecologia de Metapopulações (estudo de uma população composta por populações); Ecologia de Comunidades (estuda a distribuição, a abundância, a demografia e as interações entre populações que coexistem); Teias Alimentares (ilustra os caminhos ecológicos que existem no planeta); Bioma e Biosfera (unidades ecológicas de organização).

Fotos

Ecologia GeralEcologia Geral
A Ecologia é considerada uma ciênciaA Ecologia é considerada uma ciência
A Ecologia é dividida em três áreas: Autoecologia, Demoecologia, SinecologiaA Ecologia é dividida em três áreas: Autoecologia, Demoecologia, Sinecologia

Pesquisar
Artigos Relacionados