Diferentes tipos de vinhos

links patrocinados

Diferentes tipos de vinhos

Existem, de maneira ampla e geral, oito tipos de vinho, estes, dependem basicamente, do tipo de uva a qual é utilizada na sua produção e também, da sua técnica de fermentação. A classificação como tipo de vinho é muito ampla, visto que existem diversas ocasiões as quais os vinhos devem se adequar a situação, desta forma, iremos classificar os vinhos de acordo com três vertentes, quanto a sua classe, quanto a sua cor e ainda, quanto ao seu teor de açúcar.

Classificação Quanto a Classe do Vinho

Diferentes tipos de vinhos Conheça as Diferentes tipos de vinhos

– Quando a Classe do Vinho: a classificação de um vinho pode ser: composto, licoroso, champanha, leve ou de mesa. O composto é um vinho que tem uma graduação alcoólica que varia de 15º a 18º G.L. que é obtida através da adição de macerados ou concentrados de plantas, os licorosos tem graduação alcoólica que varia de 14º a 18º G.L., sacarose e caramelo estão entre os seus componentes, champanha, este é o vinho espumante que tem uma graduação alcoólica que varia de 10º a 13º G.L., o leve, que tem graduação alcoólica entre 7º e 9,9º G.L. e é composto por uvas do tipo vinífera e, os vinhos de mesa, estes, tem graduação alcoólica que varia entre 10º e 13º G.L. eles se dividem em vinhos finos, que são produzidos apenas com uvas viníferas, vinhos especiais, que são produzidos por uvas híbridas ou uvas americanas associadas a uvas viníferas, vinhos comuns, que são produzidos com uvas híbridas ou americanas e os vinhos frisantes que são os vinhos com gaseificação mínima de 0,5 e máxima de 2.

Saiba os Diferentes tipos de vinhos

Classificação Quanto a Cor do Vinho

– Quanto a Cor: levando em consideração a cor, podemos classificar os vinhos em tintos, que são elaborados com variâncias de uvas tintas, sendo que, a tonalidade do roxo do vinho depende da maturidade dos frutos, o rosado, que são produzidos pelas mesmas uvas do tinto, entretanto, o contato entre a fruta e os demais componentes é muto repentino, atualmente, o vinho rosado também pode ser feito através da mistura entre o vinho branco e o vinho tinto e, o vinho branco, que é produzido a partir de uvas brancas.

Confira os Diferentes tipos de vinhos

Classificação Quanto ao Teor de Açúcar do Vinho

– Quanto ao Teor de Açúcar do Vinho: levando em consideração o teor de açúcar, temos três tipos de vinhos, o seco, o meio doce e o suave, o primeiro, possui, no máximo, 5 gramas de açúcar por litro de vinho, o segundo, possui uma quantidade entre 5 e 20 gramas de açúcar por litro e o suave deve ter mais de 20 gramas de açúcar por litro, não havendo uma máxima.

Diferentes tipos de vinhos - saiba mais

Confira mais

A classificação quanto a quantidade de açúcar levanta questões bastantes intrigantes quanto ao vinho, pois, muitos especialistas no quesito vinhos assume o lado de que um bom vinho não pode conter muito açúcar, porém, por outro lado, a maioria do públicos consumidor de vinho opta pelo vinho doce.

Pesquisar
Artigos Relacionados