Diferenças entre furacão e tornado

links patrocinados

Diferenças entre furacão e tornado

A natureza surpreende todos os dias. E, em determinados casos, esta surpresa não é das melhores. Existem diversos fenômenos que acontecem todos os dias, e alguns deles costumam ocorrer em determinadas épocas e em regiões e áreas também determinadas. Esses fenômenos decorrem das variações de temperatura, movimentação dos ventos, clima, umidade da região, e vários outros motivos. Entre todos os fenômenos naturais, alguns costumam causar muito medo nas pessoas, devido a agressividade e também aos estragos que eles podem fazer. Entre eles estão os tornados e furacões, que podem causar grandes impactos e choque nas pessoas que os presenciam. Conheça as diferenças entre furacão e tornado.

Furacão e tornado são fenômenos diferentes

Diferenças entre furacão e tornado Conheça as Diferenças entre furacão e tornado

Apesar de ambos serem fenômenos da natureza, existem diferenças entre furacão e tornado. Algumas pessoas tendem a confundir os fenômenos, que são bastante drásticos. Saber as diferenças na hora que o fenômeno está acontecendo pode não ser muito relevante, sendo que os estragos que eles podem causar que preocupam as pessoas. Porém, para os cientistas, amantes e curiosos do assunto, é um tema bastante interessante para ser estudado e entendido a fundo. Se você é uma dessas pessoas, que gostam de saber mais sobre diversos assuntos, confira as diferenças entre furacão e tornado, não restando mais dúvidas sobre os fenômenos.

Furacão e tornado

Principais diferenças entre os fenômenos

É possível elencar algumas diferenças entre furacão e tornado. Antes de tudo, vale ressaltar que o furacão é a mesma coisa que um tufão, no entanto, eles acontecem em lugares diferentes. O tufão é aquele que acontece na região oeste do Oceano Pacífico. Já o furacão é o que ocorre na região leste do Pacífico. O furacão é, desta maneira, caracterizado por um vento bastante intenso e forte. A velocidade com que ele pode chegar é de mais de 120km/h. Seu diâmetro pode alternar de 200 km até 400 km. Um fenômeno bastante agressivo que você pode ver em imagens capturadas por satélite.

Conheça as Diferenças entre furacão e tornado

Classificando um tornado

Os tornados, por sua vez, possuem o poder de destruição muito maior do que os do furacão, e são bem mais intensos. No entanto, o tornado possui duração e tamanho inferiores. Um tornado pode durar cerca de 15 minutos, e seu diâmetro atinge apenas dois km. Porém, não é por isso que eles não causam estragos imensos. Muito pelo contrário! A sua velocidade é muito superior, ultrapassando os 500km/h. Isso faz com que destrua tudo que estiver no seu caminho. E as diferenças entre furacão e tornado não acabaram por aí.

Confira as Diferenças entre furacão e tornado

Outras diferenças entre furacão e tornado

Além dessas, outra diferença entre furacão e tornado é que o furacão não pode ser visto por inteiro, devido ao seu tamanho; enquanto o tornado por ser notado com os próprios olhos. O tornado costuma se formar na terra, e o furacão, por sua vez, forma-se no oceano. Porém, o tornado pode acontecer também na água. Com isso, ele irá mudar de nome, passando a se chamar “tromba d’água”. Vale ressaltar que os tornados e furacões estão entre os ciclones, considerados ciclones tropicais (pois acontecem entre o Trópico de Capricórnio e o Trópico de Câncer); e existem também os ciclones extratropicais.

Pesquisar
Artigos Relacionados