Dicas para evitar a insônia

links patrocinados

Dicas para evitar a insônia

A falta de sono é um problema que atinge milhões de pessoas pelo mundo. Confira algumas Dicas para evitar a insônia.

Recomendações para colocar o corpo em um ritmo de sono

Pessoas que costumam ter insônia durante a noite, geralmente possuem algum hábito prejudicial ou mesmo algum problema em seu organismo. Uma das primeiras Dicas para evitar a insônia e tentar colocar o corpo novamente no ritmo é tentar acordar e dormir todos os dias no mesmo horário, mantendo uma rotina de sono.

Dicas para evitar a insônia Conheça as Dicas para evitar a insônia

Horário correto para se dormir é de 8 horas por dia para um adulto, mas cada organismo possui necessidades diferentes. No geral, esse tempo é essencial para descansar o corpo por causa longo dia e balancear os hormônios. Outra das Dicas para evitar a insônia é evitar a exposições para luzes artificiais um pouco antes de se deitar, tal como celulares, televisores, computadores e outros aparelhos.

Saiba as Dicas para evitar a insônia

Dicas para evitar a insônia: o que fazer e o que evitar

Da mesma forma que evitar as luzes artificiais é uma das Dicas para evitar a insônia, fazer atividades que relaxem a mente é também essencial. Ler um livro, ouvir uma música calma ou ainda praticar atividades calmas como a meditação ou o yoga.

Alguns alimentos ou bebidas também ­prejudicam a chegada do sono, sendo que um dos mais conhecidos é o café. Não é mito: a cafeína tem o poder de espantar a vontade de dormir, não sendo recomendado o seu consumo algumas horas antes de se deitar. Outra das Dicas para evitar a insônia é ainda preservar o organismo de bebidas alcoólicas nesse horários.

Conheça as Dicas para evitar a insônia

Evitando a ansiedade

Algumas pessoas se deitam tão ansiosas que não conseguem “desligar” a mente e se mantém sempre preocupadas com alguma coisa. Essa ansiedade pode vir tanto devido à provas e apresentações, quanto da expectativa de viagens, por exemplo. Entre as Dicas para evitar a insônia está a de controlar a ansiedade e tentar de manter calmo antes de se deitar.

Entretanto, se a ansiedade gera insônia, a recíproca também é verdadeira. A própria insônia também pode gerar ansiedade, que por sua vez gera ainda mais insônia. Antes de se dormir, se ficar muitos minutos na cama sem pegar no sono, vá ouvir uma música relaxante até o cansaço bater.

Dicas para evitar a insônia - saiba mais

Dicas para evitar a insônia: evite atividades físicas antes de dormir

Uma das dicas para evitar a insônia é sim praticar as atividades físicas, que liberam ao corpo substâncias que oferecem bem-estar ao corpo, auxiliando a ter uma boa noite de sono. Entretanto, quando se faz exercícios, se pratica esportes ou se vai na academia de noite, logo antes de dormir, essas substâncias tendem a deixar o organismo eufórico, o que prejudica a chegada do sono.

O mais ideal para as pessoas é fazer as suas atividades físicas em no máximo 5 horas antes de dormir como uma das dicas para evitar a insônia. Ou seja, a pessoa que costuma se deitar às 11h da noite, precisa encerrar a prática esportiva no máximo às 6h da tarde.

Pesquisar
Artigos Relacionados