Dicas para escolher uma profissão

links patrocinados

Dicas para escolher uma profissão

Escolher a profissão tem se tornado cada vez mais uma tarefa difícil. Há algum tempo, os que fazem parte da geração X buscavam apenas estabilidade financeira e profissional em alguma grande empresa que pudesse manter seus funcionários durante uma longa e bem sucedida carreira. Os filhos desses mesmos que são da geração X, conhecidos como os milleniums, já cresceram em uma realidade bastante diferente.

Saiba mais

Dicas para escolher uma profissão Confira as Dicas para escolher uma profissão

Tecnologia, internet, e milhares de possibilidades. A geração dos milleniums (ou geração Y), cresceu com a máxima de que é possível seguir seus sonhos e trabalhar com alguma coisa que realmente gostem, e isso sim, levará ao sucesso em vários sentidos, além é claro, da satisfação.

Isso tudo é incrível, mas muitos jovens começaram a ficar muito ansiosos em conquistar o sucesso rapidamente, assim como tomar grandes decisões sem que estejam suficiente maduros para isso. Decidir qual será a profissão a ser seguida não é fácil, mas também não é uma decisão única e irrevogável. Está cada vez mais comum trocar de profissão, ou até manter mais de uma profissão simultaneamente.

Como saber a sua profissão

Dicas para escolher uma profissão

As melhores dicas para escolher uma profissão na hora de escolher para qual curso prestar o vestibular, ou em qualquer outro momento da vida, é conversar com pessoas que já tem experiência em determinada área. Se você pretende trabalhar com comunicação, por exemplo, pesquise quais são os profissionais que você admira nessa área e procure conversar com eles de qualquer maneira (telefone, e-mail, facebook, mensagem), e saiba qual é a real rotina dessas pessoas. Muitas vezes as pessoas tem uma visão rebuscada sobre o que significa estar inserido em determinado mercado, então a melhor opção é descobrir como funciona o dia a dia das empresas e funções que atraem a pessoa que está com a decisão para ser tomada.
Pesquisar matérias em revistas renomadas e sites também pode ser útil! Frequentemente artigos e matérias são publicados por veículos de comunicação confiáveis o suficiente para darem conta do recado de passar para os candidatos algumas práticas comuns em certas empresas e setores do mercado de trabalho.

Escolher a profissão

Paciência

A paciência é também um fator importante quando o assunto é escolher uma profissão. Saber que essa escolha pode ser mudada a qualquer momento já é um alívio, e partir desse pressuposto faz com que a pressão seja um pouco menor.

Intuição

Seguir sua intuição e lembrar das coisas com que você gosta de lidar hoje e também gostava quando ainda era criança podem ser ferramentas valiosas para tomar a decisão em um primeiro momento. Saiba com quais rotinas e funções você se sentiria mais confortável e comece a aprofundar seu conhecimento nessa área, seja através de livros ou conversas, tentar desvendar a realidade do mundo de trabalho em que você pretende ingressar é indispensável. Depois de pesquisar, não tema arriscar. Se não der certo, existe um mundo inteiro de possibilidades e um mercado de trabalho faminto por pessoas comprometidas com o trabalho. Então, apesar de não existir uma receita para o sucesso, trabalhar duro, ser honesto e comprometido já são ótimos pontos de partida!

Pesquisar
Artigos Relacionados