Dicas para amenizar e evitar o aparecimento de cravos e de espinhas

links patrocinados

Dicas para amenizar e evitar o aparecimento de cravos e de espinhas

A acne é um doença de pele muito comum e provoca o aparecimento de espinhas quando os folículos que se encontram sob a pele ficam obstruídos. A maioria delas aparece no pescoço, na face, no peito, nas costas e nos ombros. Essa doença atinge cerca de 80% da população brasileira com idades entre 11 e 30 anos.

Qualquer pessoa pode ter acne, seja qual for a idade. Mas, vale ressaltar que ela é mais comum em adolescentes e em adultos jovens. Muitas pessoas começam a apresentar as espinhas depois dos 40 anos.

Apesar de não ser considerada um problema grave, as acnes podem deixar cicatrizes se não forem bem tratadas e dependendo do grau.

O que provoca o aparecimento das acnes?

Dicas para amenizar e evitar o aparecimento de cravos e de espinhas Confira a sDicas para amenizar e evitar o aparecimento de cravos e de espinhas

Ninguém sabe ao certo ainda o que provoca o aparecimento desta doença, mas o provável é que as alterações hormonais, como as que acontecem durante a gravidez e a adolescência tem ligação direta com a incidência delas.

Já o histórico familiar, pode ter ou não relação com o aparecimento de espinhas. Isso significaria dizer que se seu pai ou mãe tiverem muitos problemas com acne é muito provável que você também tenha. Mas, vale ressaltar que o fator genético não é determinante.

Conheça as Dicas para amenizar e evitar o aparecimento de cravos e de espinhas

Confira mais

Algumas pessoas também são sensíveis às bactérias que ficam presas no folículo, sendo assim mais propensas à inflamações que causam o aparecimento de espinhas. Na maioria dos casos, as espinhas e acnes desaparecem até os 25 anos, mas em outros ela continua na vida adulta. Pode-se dizer que este é um reflexo do caos da vida moderna, já que a preocupação e o estresse diário acabam aumentando a secreção sebácea.

Portanto, é certo dizer que o estresse não causa a acne, mas pode sim piorar o quadro. Outro motivos que podem piorar a acne são o uso de protetor solar ou maquiagem oleosa, produtos para cabelo sem enxágue, óleo bronzeador, contraceptivos orais, alterações hormonais que acontecem durante a menstruação, além do terrível hábito de espremer as erupções na pele e esfregá-las com força.

Dicas para amenizar e evitar o aparecimento de cravos e de espinhas - saiba mais

Dicas importantes para evitar o aparecimento de acnes

Uma dica importante para amenizar e evitar o aparecimento das acnes é lavar a pele suavemente e sem exagero, já que este hábito pode levar à irritação e a secura, ocasionando assim o aparecimento de mais erupções. Também é muito importante evitar esfregar a pele do rosto para não irritá-la.

Outra dica importante para amenizar e evitar o aparecimento das acnes é evitar tocar a pele. Isso é importante porque quando você aperta um cravo ou uma espinha, pode acabar empurrando as bactérias para dentro da pele, causando assim irritação, inchaço e o aparecimento de cicatrizes.

Outra dica importante para evitar o aparecimento de espinhas e de acne é fazer a barba com cuidado. Certifique-se sempre se a lâmina não está enferrujada e que está afiada. Também é importante lavar o rosto com sabão e água antes de aplicar o creme de barbear para amaciar os pêlos.

Confira Dicas para amenizar e evitar o aparecimento de cravos e de espinhas

Mais dicas importantes

Outra dica bem importante que evita e ameniza as espinhas é evitar a exposição excessiva ao sol, já que este hábito pode aumentar o risco de câncer de pele e causar rugas.

Outra dica é lavar os cabelos regularmente. Em caso de cabelos oleosos, você deverá lavá-los todos os dias.

Pesquisar
Artigos Relacionados