Dicas de turismo em Monte Verde MG

links patrocinados

Dicas de turismo em Monte Verde MG

O sul de Minas Gerais oferece muitas surpresas turísticas. Uma delas é Monte Verde, um pequeno distrito da cidade de Camanducaia. Todos os anos, Monte Verde atrai principalmente turistas de São Paulo, graças à proximidade com a capital paulista – são menos de 170 quilômetros. Quem vai a Monte Verde está à procura de tranquilidade: o distrito tem menos de cinco mil habitantes e possui um acesso um pouco difícil. São quase trinta quilômetros de subida por uma estrada de terra, após passar por Camanducaia. Contudo, o trajeto vale a pena: Monte Verde é um local belíssimo, com arquitetura alemã e diversas opções de passeio. Conheça, abaixo, algumas dicas de turismo em Monte Verde.

Características do distrito

Dicas de turismo em Monte Verde MG Turismo em Monte Verde MG

Apesar de seu tamanho reduzido, Monte Verde possui uma ótima estrutura turística. De acordo com especialistas no turismo da região, a infraestrutura precária das estradas para o local tem um propósito: limitar a quantidade de turistas. Monte Verde lembra, em muito, a cidade de Campos do Jordão, localizada no interior paulista. Contudo, Campos do Jordão tem capacidade para receber milhares de turistas ao mesmo tempo, enquanto em Monte Verde eles dificilmente superar a marca de algumas centenas por vez.

Se fosse uma cidade, Monte Verde seria a segunda mais alta do país, atrás apenas da própria Campos do Jordão. Por isso, o distrito é conhecido por seu clima frio. Mesmo durante o verão, as noites em Monte Verde podem ser geladas.

Confira as Dicas de turismo em Monte Verde MG

Principais pontos turísticos de Monte Verde

A rua principal de Monte Verde está repleta de bares, mercearias e outros estabelecimentos ideais para compras. Nas regiões mais afastadas, podemos encontrar excelentes locais para trilhas, como a Pedra Redonda, a Pedra Partida e o Platô.

A trilha conhecida como Chapéu do Bispo é a mais fácil do local. A maior parte do caminho é plana. Quem tiver uma energia extra, pode subir também a Pedra do Chapéu do Bispo, cujo cume dá uma visão privilegiada das montanhas da região. Outra boa opção de passeio é o Pico do Selado, uma trilha longa e com uma vista belíssima.

Monte Verde

Onde ficar em Monte Verde

Monte Verde oferece várias opções de estadia. Para casais ou famílias, é recomendável escolher entre alguns dos hotéis próximos à rua central, trajeto que pode tranquilamente ser feito a pé. Para viagens em grupos de amigos, é recomendável escolher uma das pequenas pousadas do distrito. São casas individuais que podem abrigar até seis pessoas de maneira confortável. Neste caso os preços são consideravelmente mais baixos, mas o conforto é um pouco menor.

Minas Gerais

Como chegar

Como mencionamos acima, Monte Verde é um distrito de difícil acesso. É possível chegar até Camanducaia pela Rodovia Fernão Dias. Em seguida, temos que pegar a estrada de terra que sobe até o distrito. É importante lembrar que não há acesso de ônibus ao distrito. Portanto, se você pretende viajar de ônibus até o local, o ideal é parar em Pouso Alegre, ou alguma outra cidade próxima, e alugar um carro.

Pesquisar
Artigos Relacionados