Dicas de segurança para idosos

links patrocinados

Dicas de segurança para idosos

Quem convive com pessoas mais idosas, não pode deixar de tomar alguns cuidados especiais e sempre pegar algumas dicas de segurança para idosos .
É bastante comum, infelizmente, que pessoas mais idosas acabem se acidentando por motivos como cair de um degrau que é muito alto para eles, ir a um lugar que não tem acesso fácil com rampas, portas ou portões muito pesados… Todos esses acidentes podem ser evitados com um esforço mínimo.
Dentro de casa, por exemplo, atitudes básicas fazem com que os riscos sejam amenizados ou até eliminados. Cuidar com as quinas de mesas e móveis, eliminar degraus, facilitar o acesso de pratos e outros objetos frágeis, etc.

Na atividade

Dicas de segurança para idosos Dicas de segurança

Mais do que prevenir acidentes entre as pessoas idosas, uma coisa que deve ser mais incentivada no dia a dia, é que independente da idade, as pessoas possam fazer suas atividades, e principalmente, exercícios físicos.
Existem muitas academias e escolas de natação, por exemplo, que tem programas exclusivos e especiais para pessoas da terceira idade. Isso para que elas tenham seu próprio grupo de amigos e interesses. Isso estimula a pessoa a continuar a manter seu corpo ativo e a saúde em dia.

Exercícios para idosos

Exercícios para Idosos

No caso de o idoso não poder fazer esforços muito pesados por questão de saúde, existem exercícios de alongamento, relaxamento… A yoga é um ótimo exercício em qualquer idade, porque trabalha não só os músculos, mas também a paz interior. Na terceira idade, se focar no interior e conseguir fazer o corpo funcionar através disso é muito importante.
É comum ver pessoas mais idosas considerando suas vidas como encerradas antes mesmo de isso acontecer. É natural, já que a velhice, muita vezes, é tratada como tabu. Mas nada mais é que uma nova fase, um processo natural do corpo e da mente. Mas a máxima de que a idade é só um número e está em nossa cabeça, não poderia ser mais verdadeiro do que na terceira idade.

Rotina dos Idosos

Rotina

Exercícios físicos e atividades em geral são importantes no dia a dia. É importante que seja cultivado o costume de se fazer várias atividades, como arrumar a própria cama, tomar banho sozinho. Quando o idoso tem condições físicas de fazer todas essas atividades, é importante que ele seja incentivado a fazer. Muitas vezes as pessoas querem ser solícitas e ajudar com tudo de maneira que não sobra nada pra ele fazer.
Nos Estados Unidos é bastante chocante a diferença entre a maneira de viver dos idosos. Já ao desembarcar no aeroporto, por exemplo, a maioria das pessoas trabalhando ali são idosas, e fazem seu trabalho com muito gosto. Aqui no Brasil, o incentivo já é diferente, e os idosos acabam sendo tratados como pessoas incapacitadas em muitos casos. Tá na hora de quebrar esse tabu!

Afeto com os idosos

Afeto

Outro item muito importante a ser lembrado quando se fala de pessoas na melhor idade, é o afeto. Nessa fase da vida, as pessoas querem compartilhar mais do que nunca suas experiências da vida, lembranças, e tudo mais que essa pessoa ainda vai passar no resto de sua vida, da sua semana, ou até do seu dia.
Mais do que nunca, essas pessoas merecem respeito e atenção.

Pesquisar
Artigos Relacionados