Dicas de segurança para ciclistas

links patrocinados

Dicas de segurança para ciclistas

As bicicletas vêm ganhando cada vez mais espaço nas ruas, graças a dezenas de vantagens em relação aos automóveis. A utilização da bicicleta está em plena consonância com as principais questões ambientais e urbanas dos dias atuais. O veículo não polui, faz bem para a saúde de seus usuários, ocupa muito menos espaço nas ruas do que os carros e, claro, tem um custo bem menor de manutenção. Em algumas cidades, graças aos congestionamentos, o deslocamento em bicicletas pode até ser mais rápido do que em carros.

O uso da bicicleta, claro, não é algo novo. Contudo, com a recente popularização desta forma de se locomover, ainda há alguma estranheza entre ciclistas e motoristas. É comum, por exemplo, que os motoristas digam aos ciclistas para andar na calçada, o que não condiz com o Código de Trânsito Brasileiro. Por outro lado, há ciclistas que não respeitam a sinalização, pondo em risco pedestres, motoristas e a eles próprios. Contudo, com alguns cuidados básicos, é possível melhorar a relação entre todos que precisam se deslocar nas cidades. Abaixo, oferecemos algumas dicas de segurança para ciclistas.

Equipamentos de segurança para ciclistas

O código de Trânsito Brasileiro estabelece alguns itens de segurança obrigatórios para ciclistas.

Dicas de segurança para ciclistas Dicas de segurança

Dentre eles estão campainha, sinalizadores noturnos traseiros, dianteiros, laterais e nos pedais e um espelho retrovisor, na parte esquerda. Este último item causa muita discussão, pois a imagem do retrovisor na bicicleta é muito imprecisa, devido à trepidação do veículo. O Brasil é um dos poucos países que obrigam a utilização deste equipamento. Para os ciclistas, também é essencial a utilização de capacete.

Embora não estejam no texto do Código de Trânsito Brasileiro, outros itens podem reforçar a segurança dos ciclistas, como óculos de proteção, luvas e tênis que não escorreguem no pedal. Um kit básico de ferramentas também é recomendável, principalmente para quem pedala longe da zona urbana.

Conheça as Dicas de segurança para ciclistas

Utilização das faixas

A questão da utilização das faixas no trânsito por ciclistas gera alguma polêmica. Alguns manuais recomendam que o ciclista fique próximo ao meio-fio, quando não há ciclovia ou ciclofaixa na região. Por outro lado, alguns ciclistas recomendam que, quando houver possibilidade, o ciclista ocupe uma faixa inteira, o que é permitido pelo Código de Trânsito Brasileiro. A principal recomendação continua sendo o bom senso, tanto para ciclistas como para motoristas. É importante ressaltar, para este último grupo, que deve ser mantida uma distância mínima de 1,5 metro em relação aos ciclistas.

Segurança para os ciclistas

Sinalização

As bicicletas são veículos e, no trânsito, devem se comportar como tais. Muitos ciclistas argumentam que passar em um sinal fechado, quando não há movimento, é uma manobra segura, pois garante certo afastamento em relação aos carros que ficaram no semáforo. Esta prática, no entanto, deve ser evitada. Se você está em um sinal vermelho e tem bastante tempo, desça da bicicleta, atravesse a rua e continue pedalando normalmente.

Sinalização

Saiba mais

Estas foram algumas dicas básicas de segurança para ciclistas. Para saber muito mais sobre o assunto, acesse páginas especializadas, como Vá de Bike e Ciclo Cidade.

Pesquisar
Artigos Relacionados