Dicas de segurança para apartamentos

links patrocinados

Dicas de segurança para apartamentos

São muitas as razões que levam as pessoas a optarem por um apartamento, ao invés de uma casa. Muitas vezes, a escolha pode se dar por falta de opção, principalmente nas grandes cidades. Contudo, outro fator que tem grande influência é a segurança. Os prédios, com suas portarias, grades e portões, são normalmente mais seguros contra a ação de pessoas mal intencionadas.

Contudo, isso obviamente não significa que um prédio esteja completamente livre da ação de ladrões e outros criminosos. Por isso, é sempre importante estarmos atentos a todos os detalhes, desde a contratação de funcionários até o acesso de desconhecidos ao local. Veja, abaixo, algumas dicas de segurança para apartamentos.

Dicas de segurança para apartamentos: a contratação de funcionários

Dicas de segurança para apartamentos Confira as Dicas de segurança para apartamentos

Um prédio necessita de cuidados muito maiores do que uma residência. Por isso, o local precisa ter um quadro de funcionários maior, como porteiros, auxiliares de serviço geral, limpadores de piscina etc. Quando for realizada a seleção de funcionários, devem-se levar em conta as referências de outros trabalhos e a vida pregressa do possível contratado.

Informações sigilosas, como a existência de cofres no prédio, devem ser compartilhadas apenas com funcionários que tenham alguma relação direta com este tipo de serviço. Muitas vezes, o ideal para um prédio é contar com empresas especializadas para a contratação de profissionais. Aqueles que precisam ficar em locais como portarias devem ter capacitação para lidar com situações de emergência, como tentativas de roubo.

Dicas de segurança para apartamentos  - saiba mais

Dicas de segurança para apartamentos: o acesso de pessoas estranhas

O acesso de desconhecidos ao prédio também deve ser muito rigoroso. Em um primeiro contato, o porteiro deve manter o edifício fechado, atendendo as pessoas por interfone. No caso de entregadores, por exemplo, não há a necessidade de que eles se dirijam até o apartamento. O pagamento e recebimento dos produtos podem ser realizados na própria portaria. Em outros casos, como instalação de serviços, é preciso identificar os funcionários, anotando seus nomes e documentos. Se possível, ligue para a empresa responsável para se certificar de que aquele serviço realmente foi contratado.

Segurança para apartamentos

Segurança no imóvel

As áreas externas dos prédios têm de ser muito bem iluminadas, assim como o caminho de acesso aos apartamentos. Dentro do imóvel, muitas pessoas acabam confiando excessivamente na segurança do edifício, deixando portas e janelas baixas abertas. Se algum funcionário tem a chave do apartamento – como uma diarista que chega ao trabalho quando não há ninguém em casa, por exemplo -, é importante que seja cedida apenas a chave da porta de entrada. Muitas vezes, este funcionário pode ser rendido por ladrões, sendo forçados a abrir o imóvel.

Conheça as Dicas de segurança para apartamentos

Dispositivos de segurança

Embora não ajudem diretamente a evitar um crime, os circuitos internos de televisão podem, pelo menos, auxiliar na identificação dos culpados. Em prédios, muitos crimes são cometidos por pessoas que conhecem o funcionamento do local, portanto, a identificação através de vídeo fica mais fácil. O zelador também deve ter cuidado com os portões eletrônicos, certificando-se de que ninguém entrou no prédio durante a saída de algum morador.

Pesquisar
Artigos Relacionados