Dicas de segurança para apartamentos
São muitas as razões que levam as pessoas a optarem por um apartamento, ao invés de uma casa. Muitas vezes, a escolha pode se dar por falta de opção, principalmente nas grandes cidades. Contudo, outro fator que tem grande influência é a segurança. Os prédios, com suas portarias, grades e portões, são normalmente mais seguros contra a ação de pessoas mal intencionadas.
Contudo, isso obviamente não significa que um prédio esteja completamente livre da ação de ladrões e outros criminosos. Por isso, é sempre importante estarmos atentos a todos os detalhes, desde a contratação de funcionários até o acesso de desconhecidos ao local. Veja, abaixo, algumas dicas de segurança para apartamentos.
Dicas de segurança para apartamentos: a contratação de funcionários
Um prédio necessita de cuidados muito maiores do que uma residência. Por isso, o local precisa ter um quadro de funcionários maior, como porteiros, auxiliares de serviço geral, limpadores de piscina etc. Quando for realizada a seleção de funcionários, devem-se levar em conta as referências de outros trabalhos e a vida pregressa do possível contratado.
Informações sigilosas, como a existência de cofres no prédio, devem ser compartilhadas apenas com funcionários que tenham alguma relação direta com este tipo de serviço. Muitas vezes, o ideal para um prédio é contar com empresas especializadas para a contratação de profissionais. Aqueles que precisam ficar em locais como portarias devem ter capacitação para lidar com situações de emergência, como tentativas de roubo.
Dicas de segurança para apartamentos: o acesso de pessoas estranhas
O acesso de desconhecidos ao prédio também deve ser muito rigoroso. Em um primeiro contato, o porteiro deve manter o edifício fechado, atendendo as pessoas por interfone. No caso de entregadores, por exemplo, não há a necessidade de que eles se dirijam até o apartamento. O pagamento e recebimento dos produtos podem ser realizados na própria portaria. Em outros casos, como instalação de serviços, é preciso identificar os funcionários, anotando seus nomes e documentos. Se possível, ligue para a empresa responsável para se certificar de que aquele serviço realmente foi contratado.
Segurança no imóvel
As áreas externas dos prédios têm de ser muito bem iluminadas, assim como o caminho de acesso aos apartamentos. Dentro do imóvel, muitas pessoas acabam confiando excessivamente na segurança do edifício, deixando portas e janelas baixas abertas. Se algum funcionário tem a chave do apartamento – como uma diarista que chega ao trabalho quando não há ninguém em casa, por exemplo -, é importante que seja cedida apenas a chave da porta de entrada. Muitas vezes, este funcionário pode ser rendido por ladrões, sendo forçados a abrir o imóvel.
Dispositivos de segurança
Embora não ajudem diretamente a evitar um crime, os circuitos internos de televisão podem, pelo menos, auxiliar na identificação dos culpados. Em prédios, muitos crimes são cometidos por pessoas que conhecem o funcionamento do local, portanto, a identificação através de vídeo fica mais fácil. O zelador também deve ter cuidado com os portões eletrônicos, certificando-se de que ninguém entrou no prédio durante a saída de algum morador.