Dicas de segurança no trabalho Construção Civil

links patrocinados

Dicas de segurança no trabalho Construção Civil

Todos os setores da construção civil precisam cumprir requisitos obrigatórios para o bem-estar de seus funcionários. Sendo assim, empresas e trabalhadores devem prestar atenção quanto as Dicas de segurança no trabalho Construção Civil.

A utilização dos equipamentos de segurança

Dicas de segurança no trabalho Construção Civil Segurança no trabalho Construção Civil
Uma das primeira das dicas de segurança no trabalho Construção Civil é a utilização dos EPIs – Equipamentos de Proteção Individual, que protegem o trabalhador de possíveis acidentes que possam ocorrer no local das obras. No caso, alguns itens básicos servem para todas as profissões que estão em volta da construção, como mestres de obras e engenheiros, até pessoas responsáveis por possíveis vistorias.

Entre os equipamentos está o capacete, óculos de proteção, máscaras, luvas, aventais, macacões, perneiras, botas, protetores auriculares, abafadores de ruído e até respiradores, de acordo com o que a situação mandar. Vale lembrar ainda que o uso dos EPIs é uma obrigatoriedade de vários setores, não servindo somente como Dicas de segurança no trabalho Construção Civil.

Construção Civil - Dicas de segurança no trabalho

Dicas de segurança no trabalho Construção Civil: cuidado extra com o clima e com o terreno

Nunca é recomendável trabalhar em obras quando ocorre a incidência de chuvas fortes e ventos. Eles podem acabar acarretando desabamentos ou danos em partes da construção e prejudicando alguns dos operários. As Dicas de segurança no trabalho Construção Civil envolvem ainda tomar cuidado com locais escorregadios, valas e buracos.

Entre as Dicas de segurança no trabalho Construção Civil está também o de tomar cuidado em locais com muito mato, pois podem ocorrer picadas de cobras, por exemplo, uma das formas que mais machucam trabalhadores que atuam nessas áreas. O uso de vestuário apropriado para regiões como a descrita é obrigatório.

Qualificação e treinamento - segurança no trabalho

Investir em qualificação e treinamentos profissionais

Na parte exclusiva da empresa existem alguns pontos chaves que servem como Dicas de segurança no trabalho Construção Civil. Uma delas é fazer investimentos em pessoas qualificadas para as vagas em aberto, evitando possíveis acidentes pode falta de preparação ou conhecimento.

Como uma das Dicas de segurança no trabalho Construção Civil, a companhia de obras ainda deve fazer um programa de treinamento anterior com os seus empregados, passando as normas de segurança exigidas e atitudes que devem ser tomadas caso ocorra algum possível acidente.

Recomendações de segurança no trabalho

Dicas de segurança no trabalho Construção Civil: recomendações

Os empregadores e empregados nunca devem deixar de exigir equipamentos novos, caso os que estejam usando estejam velhos ou desgastados demais, servindo tanto para os de proteção individual, quanto os para proteção coletiva. Entre as Dicas de segurança no trabalho Construção Civil está ainda o de sempre prezar pela organização de materiais e equipamentos utilizados pelos funcionários, que devem ser guardados em seus devidos lugares.

Manter distância segura de certos equipamentos e evitar ficar muito perto de objetos que estão sendo içados são também Dicas de segurança no trabalho Construção Civil para os funcionários. Mantenha ainda a seriedade e não faça brincadeiras com outros operários, já que isso pode causar momentos de distração em um trabalho na qual existem situações onde a atenção é muito necessária.

Pesquisar
Artigos Relacionados