Dicas de estudos para o Exame da Ordem

links patrocinados

Dicas de estudos para o Exame da Ordem

Depois de 5 anos no Ensino Superior estudando para se formar, os graduados em Direito precisam passar por uma avaliação de conhecimentos para que se tornem autênticos advogados. Considerado uma prova de nível difícil, muitas pessoas acabam tento que refazer o exame para que consigam a permissão de carreira. Para ser um dos aprovados, confira as dicas de estudos para o Exame da Ordem.

Sobre o Exame da Ordem

Dicas de estudos para o Exame da Ordem Confira as Dicas de estudos para o Exame da Ordem

Exame da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB é uma avaliação em que os formados em Direito precisam passar para atestar seus conhecimentos na área. Todos os bacharéis só podem exercer a sua profissão caso conquistem uma pontuação mínima estipulada pela própria Ordem.

O exame acontece em dois dias, sendo que no primeiro dia são feitas 80 questões de múltipla escolha e no segundo dia são quatro perguntas relacionadas a um assunto prático específico. Para ir para a segunda avaliação, o candidato precisa ter acertado pelo menos metade a primeira prova.

Realizado pela OAB três vezes ao ano, uma pesquisa recente mostrou que apenas 18,5% dos inscritos passam com a pontuação mínima exigida na primeira tentativa de prestar a prova. Para ir bem na avaliação e começar a exercer a profissão de advogado, as pessoas precisam ficar atentas a dicas de estudos para o Exame da Ordem.

Exame da ordem

Dicas de estudos para o Exame da Ordem: Organização

Uma das mais importantes dicas de estudos para o Exame da Ordem é organizar os conteúdos que são necessários estudar. O mais recomendável é planejar um cronograma bem detalhado, semana por semana, dentro do prazo que cada candidato tem para estudar até a prova. Com uma programação semanal, fica mais difícil se perder ou esquecer-se de revisar algum assunto específico.

Divida o que precisa estudar por matéria, dando mais ênfase nos assuntos que possui mais dificuldade. Caso não seja a primeira vez que está fazendo o teste da OAB, verifique quais áreas houve mais erros e foque nelas. Se saber mais de alguns assuntos, ainda não deixe de estudá-los. Mesmo dedicando menos tempo nas matérias que tem mais facilidade, uma dica de estudo para o Exame da Ordem é não deixar de revisar nenhum tema.

Prova da OAB

Refazer as provas dos anos anteriores

Outra dica de estudo para o Exame da Ordem é refazer as provas que foram aplicadas pela OAB nos anos anteriores. Somente com uma experiência com a avaliação é os candidatos saberão o ritmo em que devem responder as questões para não exceder o tempo limite. Também faz parte das dicas de estudos para o Exame da Ordem saber o modelo das perguntas e os assuntos mais cobrados.

Confira as Dicas de estudos para o Exame da Ordem

Dicas de estudos para o Exame da Ordem: Assuntos que são pedidos

Uma das dicas de estudos para o Exame da Ordem é estudar todos os assuntos que são pedidos na prova: Direito Administrativo e Tributário, Direitos Humanos, Direito do Consumidor, Direito Constitucional, Direito do Trabalho, Direito Processual Penal, Direito Processual Civil, Direito Processual Trabalhista, Direito Trabalhista, Direito Civil e Direito Empresarial.

Uma dica de estudo para o Exame da Ordem é estudar sempre por livros de autores conceituados e que estejam em suas últimas versões, pois a lei sempre passa por transformações.

Pesquisar
Artigos Relacionados