Dicas de documentários sobre esportes

Dicas de documentários sobre esportes

Os documentários são filmes que têm como principal característica a exposição de uma realidade. O conceito foi mencionado pela primeira vez pelo cineasta russo Dziga Vertov, que descreveu o documentário como um “cinema-verdade”. Os documentários têm, muitas vezes, um caráter educativo, apresentando uma realidade até então desconhecida pelos espectadores.

Atualmente, podemos encontrar documentários sobre os mais variados assuntos, desde a música até guerras, passando por vida selvagem, política, religião e esportes. Se você está à procura de filmes sobre este último tema, confira nossas dicas de documentários sobre esportes.

Documentários sobre esportes: série ESPN 30/30

Dicas de documentários sobre esportes Confira as Dicas de documentários sobre esportes

Muitos críticos de esporte costumam dizer que o futebol se trata apenas de 22 homens correndo atrás de uma bola, ou que o boxe é apenas uma briga, dentre outros exemplos. Para quebrar esta visão simplista, não há nada mais completo no universo dos documentários do que a série 30/30, da ESPN. Com o lema “dramático demais para não ser verdade”, a série é composta atualmente por 57 filmes, além de 14 curtas-metragens. Esta extensa lista traz histórias riquíssimas sobre os mais variados esportes, indo muito além da mera disputa dentro de quadra, campo ou ringue. A série da ESPN traz questões raciais, sociais, histórias de superação, relações entre esporte e política, dentre muitos outros temas.

Os documentários da série são frequentemente exibidos nos canais ESPN. A versão em DVD de alguns dos filmes pode ser encontrada em lojas brasileiras.

Documentários sobre esportes

Documentários brasileiros sobre esportes

O Brasil também possui uma vasta produção de documentários sobre esporte. Nos últimos anos, se destacaram os filmes sobre times de futebol, como Soberano, do São Paulo, e A Batalha dos Aflitos, sobre a volta do Grêmio à elite do futebol brasileiro em uma das partidas mais incríveis das últimas décadas.
Outra série de sucesso no Brasil é a Lendas do UFC, que traz a biografia de diversos lutadores como Marco Ruas e Lyoto Machida. Uma das melhores fontes para documentários brasileiros é o site Best Docs, especializado em documentários.

Esportes

Documentários olímpicos

Recentemente, os documentários sobre esportes começaram a ganhar um espaço considerável no cinema brasileiro. Em 2011, a Petrobrás realizou uma parceria com o IPR (Instituto de Políticas Relacionais) para a criação do projeto Memória do Esporte Olímpico Brasileiro. Esta iniciativa deu origem a nove documentários desenvolvidos por produtores independentes, que contaram a história de grandes nomes do esporte olímpico no país.

Algumas  Dicas de documentários sobre esportes

Festivais

Em 2013, as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro receberam o “Rocky Spirit”, um grande festival dedicado apenas a documentários sobre esportes radicais. O evento apresentou ao público filmes como “Macacos mancos”, que conta a história de três alpinistas com deficiências físicas, que utilizam próteses para fazer escaladas. Outro filme de destaque foi “De volta a Teahupoo”, que narrou a história da surfista brasileira Maya Gabeira e seu retorno à praia de Teahupoo, onde ela sofreu um acidente em 2011.

Boa parte dos documentários mencionados neste artigo podem ser encontrados no Youtube, em versão completa. Os outros podem ser adquiridos em páginas como Submarino e Americanas.

GD Star Rating
loading...
Dicas de documentários sobre esportes, Nota: 5.0 de 5 com 1 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados