Dicas de alimentação para evitar a anemia

links patrocinados

Dicas de alimentação para evitar a anemia

Embora seus índices tenham diminuído ao longo dos anos, a anemia ainda é um problema preocupante. A doença reduz a oxigenação dos tecidos, e pode ser diagnosticada através de um hemograma simples. Embora seja uma doença de fácil diagnóstico, a anemia ainda apresenta números relevantes na população brasileira, especialmente entre as crianças. A principal causa é a má alimentação, seja pela subnutrição ou pelo excesso de alimentos pouco saudáveis, como salgadinhos e refrigerantes.

Sintomas da anemia

A anemia possui um grande número de sintomas e sinais, que podem ou não ocorrer em grupo.

Dicas de alimentação para evitar a anemia O que é Anemia

Os mais comuns são indisposição, fraqueza e cansaço, além de falta de memória e dificuldade para se concentrar. A anemia também pode causar problemas respiratórios e arritmia cardíaca, além de pele pálida, náuseas, tonturas e distúrbios de apetite. Como a maioria destes sintomas são genéricos, fica difícil diagnosticar a anemia sem um exame de sangue. Felizmente, esta é uma doença de fácil prevenção. Abaixo, enumeramos algumas dicas de alimentação para evitar a anemia.

Alimentação contra a anemia

Absorção de ferro

A anemia é, essencialmente, a deficiência de ferro no organismo. Embora esteja presente em diversos alimentos, o ferro é um nutriente de difícil absorção. O ferro em sua forma heme, presente em alimentos de origem animal, tem um nível de absorção médio de 30%, enquanto o não-heme, proveniente dos vegetais, tem 10% de aproveitamento médio pelo organismo.

Há também outros fatores que ajudam a aumentar ou reduzir o nível de absorção de ferro pelo organismo. A vitamina C, por exemplo, é uma poderosa aliada da absorção, enquanto cereais, refrigerantes e café dificultam a absorção.

Conheça as Dicas de alimentação para evitar a anemia

Alimentos que ajudam a evitar a anemia

A alimentação para evitar anemia deve ser rica em ferro. Por isso, é recomendável a ingestão de carnes vermelhas, além de beterraba, feijão e vegetais escuros, como agrião, brócolis e espinafre. O fígado bovino é um dos alimentos mais ricos em ferro.

Por estas razões, os vegetarianos têm maior propensão a desenvolver anemia. Uma alternativa para o grupo é a utilização de ingredientes enriquecidos com ferro. Também é importante ter um cuidado redobrado com o consumo de vitamina C, que tem a capacidade de transformar o ferro não-heme em ferro heme, o que aumenta a absorção de maneira considerável.

Outra dica para aumentar a absorção de ferro é evitar alimentos com cálcio em horários próximos aos das refeições principais. O leite e seus derivados, por exemplo, podem prejudicar a absorção de ferro em até 60%. O mesmo vale para massas integrais, devido às fibras.

O que comer para prevenir a anemia

Tratamentos para anemia além da alimentação

Se a anemia já se instalou no organismo, nem sempre a alimentação é suficiente para combater a doença. Neste caso, além de uma dieta contra anemia, também pode ser necessária a utilização de suplementos, como cápsulas de sulfato de ferro. Estes comprimidos, entretanto, são apenas para casos diagnosticados da doença. Os suplementos não substituem, de maneira alguma, uma dieta natural contra a anemia. Qualquer medicamente desta natureza deve ser utilizado somente mediante prescrição médica.

Pesquisar
Artigos Relacionados