Dia do Trabalho – 1º de Maio

Dia do Trabalho

Dia do Trabalho – 1º de Maio

Há muitos anos é comemorado no Brasil o Dia do Trabalho. Esta é uma comemoração para homenagear todos os trabalhadores que contribuem, de alguma forma, para o desenvolvimento da sociedade e do país. A comemoração do Dia do Trabalho é feita no dia primeiro de Maio, sendo esta uma comemoração realizada em diversos países. No Brasil e em Portugal, por exemplo, além de se comemorar o Dia do Trabalho, também é feriado nestes dois países. Pois, a intenção é de homenagear todos os trabalhadores com um dia de descanso.
Sobre como surgiu a comemoração do Dia do Trabalho – 1º de Maio

História dia do trabalho

A história da comemoração do Dia do Trabalho começou no ano de 1886, na cidade de Chicago, nos Estados Unidos. Neste ano, os trabalhadores da cidade resolveram fazer uma manifestação com o propósito de reivindicar uma redução das horas de trabalho diárias, que passaria a ser então de 8 horas por dia. Esta manifestação teve a participação e também apoio de milhares de trabalhadores. O dia em que os trabalhadores da cidade de Chicago resolveram manifestar contra a jornada de trabalho que eles eram obrigados a cumprir, foi marcado pelo início de uma greve que tomou todo o país dos Estados Unidos. Então, foi no dia 3 de maio do mesmo ano que devido a manifestação, a polícia resolveu utilizar a força o que causou a morte de alguns dos manifestantes. No dia seguinte, em 4 de maio, houve uma outra manifestação que os trabalhadores resolveram organizar. O protesto desta vez seria devido ao tratamento dado pelos policiais nas manifestações anteriores. Entretanto, a violência continuou, sendo que no dia 4 de maio uma bomba foi lançada por pessoas que não foram identificadas. A bomba foi lançada para o local onde os policiais estavam concentrados. Devido ao ataque, a polícia resolveu abrir fogo sobre os manifestantes, que neste dia se configuravam como uma multidão. O ataque da polícia resultou na morte de 12 pessoas e feriu dezenas de manifestantes. Todas estas manifestações acontecidas nas ruas de Chicago, nos Estados Unidos, ficaram conhecidas como a Revolta de Haymarket.

A decisão de transformar o dia 1º de Maio como feriado em muitos países

Três anos depois, mais precisamente no dia 20 de junho do ano de 1889, a Internacional Socialista se reuniu na cidade de Paris e decidiu, a partir da proposta feita por Raymond Lavigne, que seria convocada todos os anos uma manifestação para lutar pelo direito dos trabalhadores de terem uma jornada de 8 horas diária de trabalho. Então, o dia 1º de maio foi a data escolhida para a reunião, pois seria uma homenagem à manifestação ocorrida em Chicago.

Depois de algumas outras manifestações, o senado da França decidiu, no dia 23 de abril do ano de 1919, que seria ratificada a jornada de trabalho de 8 horas diárias. O senado decidiu também que o dia 1º de maio seria feriado deste mesmo ano seria feriado. Entretanto, outros países que acompanhavam a discussão também começaram a aderir o dia 1º de maio como feriado. O primeiro país decretar feriado nesta data foi a Rússia.

O Dia do Trabalho no Brasil

Até a era Vargas os movimentos sindicalistas eram muito comuns nas cidades brasileiras. Entretanto, o Dia do Trabalho era visto como um dia para acentuar os protestos. Anos mais tarde, o Dia do Trabalho começou a ser comemorado em festas populares. Mas foi só no ano de 1925, a partir de um decreto do então presidente da república Artur Bernardes, que o 1º de Maio passou a ser feriado nacional em comemoração ao Dia do Trabalho.

Fotos

Confira Fotos sobre Dia do Trabalho – 1º de Maio:

Missa Dia do Trabalho - 1º de Maio Comemorações Dia do Trabalho - 1º de Maio Festa Dia do Trabalho - 1º de Maio 1º de Maio Dia do Trabalho -

GD Star Rating
loading...
Dia do Trabalho - 1º de Maio, Nota: 4.9 de 5 com 14 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados