Dia do Trabalhador e da Trabalhadora

links patrocinados

Dia do Trabalhador e da Trabalhadora

Dia do Trabalhador e da Trabalhadora

Todo mundo gosta de um feriado. E o Dia do Trabalhador é mais do que um feriado, é uma data criada para se homenagear brasileiros e brasileiras que fazem seu país cada vez melhor com a força de seu trabalho todos os dias. Chamado em alguns lugares de Dia do Trabalho, a data está presente no calendário de muitos países além do Brasil, e é comemorada no dia 1º de maio com muita comemoração pela classe trabalhadora do país. O Dia do Trabalhador, ou Dia do Trabalho, tem muita história: teve sua origem em manifestações trabalhistas ocorridas pelo mundo e chegou ao Brasil graças à influência de imigrantes. Foi transformado em feriado nacional pelo então presidente da República, Getúlio Vargas. Mais do que uma data para se descansar, o Dia do Trabalhador é uma data para se refletir os rumos dos direitos trabalhistas do Brasil e do mundo.

O Dia do Trabalhador foi instituído no Brasil durante o governo do presidente Getúlio Vargas, que foi responsável pelas mais importantes reformas das leis trabalhistas do Brasil durante o século 20. É feriado nacional e frequentemente palco de comemorações, desfiles, festas populares e eventos por todo país em homenagem ao trabalhador e à trabalhadora. Cada cidade tem a sua tradição, mas em todo lugar voltam à pauta discussões sobre direitos trabalhistas.

No mundo

Mes do Dia do trabalhador

O Dia do Trabalhador teve sua origem na cidade de Chicago, nos Estados Unidos. No dia 1º de maio de 1886, houve uma grande revolta de trabalhadores que exigiam melhores condições de trabalho, como a redução da jornada de trabalho, que era de 13 horas. Eles não tiveram suas reivindicações atendidas, então realizaram outra manifestação, no dia 4 de maio. A polícia respondeu de forma truculenta, ocasionando muitas mortes. O mundo assistiu a este massacre e instituiu o dia 1º de maio como Dia do Trabalhador. A data foi utilizada em vários países e cidades como um dia para se realizar greves gerais e exigir melhores condições de trabalho aos patrões.

No Brasil

Maio mesmo do trabalhador

Antes de ser promulgado feriado nacional pelo presidente Getúlio Vargas, as ideias e conceitos de ter o dia 1º de maio como Dia do Trabalho já estavam nas mentes dos vários operários brasileiros por influência dos imigrantes que vinham de países em que havia o costume de lutar por melhores condições trabalhistas nesta data. O 1º de maio logo se tornou uma data para realização de greves, manifestações e protestos de operários em todo o território nacional.

Em datas diferentes

Feriado de 1 de maio

Existem países que comemoram o Dia do Trabalhador, mas em datas diferentes do 1º de maio. É o caso dos Estados Unidos, que tem o seu Labor Day (Dia do Trabalho em inglês) comemorado sempre na primeira segunda-feira do mês de setembro. Este é o mesmo caso do Canadá.

Já países como Austrália e Bolívia comemoram o Dia do Trabalho, mas não o fazem de forma unificada. Cada região possui uma data específica para comemorar o Dia do Trabalho, não existindo um padrão nacional.

Dia do trabalhador 2013 Dia do trabalhadora

Pesquisar
Artigos Relacionados