DFTrans DF

links patrocinados

DFTrans DF

DFTrans DF

Sobre o DFTrans DF

O DFTRANS, Transporte Urbano do Distrito Federal, é uma autarquia que foi criada no dia 28 de fevereiro de 1992, através da lei 241. Sua criação tem o intuito de fiscalizar de principalmente fiscalizar a área de transporte. Inicialmente ele foi criado com a denominação de DMTU, sendo que posteriormente foi alterado para DFTRANS através do Decreto 23.902 no dia 11 de julho de 2009.

No dia 24 de janeiro de 2003, o Transporte Urbano do Distrito Federal foi delegado para a competência da Secretaria de Transporte até sua reestruturação que ocorreu através do Regimento Interno 27.660 realizado no dia 25 de fevereiro 2007.

Função do Transporte Urbano do Distrito Federal

A função do DFTRANS é garantir para a população um transporte público visando a eficiência e a segurança. Ela é responsável pela fiscalização na área de transporte na região do Distrito Federal. Assim, busca a manutenção da prática do cidadão do direito de ir e vir, de forma confortável e buscando sempre que a população perca o menor tempo possível em seu deslocamento.

A empresa está totalmente enfocada no serviço voltada para os seus usuários, objetivando o aumento gradual da oferta de transporte para que o cidadão que vive nos domínios do Distrito Federal tenha maior satisfação. Uma das prioridades da autarquia é da manutenção dos direitos dos idosos, dos portadores de deficiência ou necessidades especiais.

Funções da DFTRANS

Entre as principais funções do Transporte Urbano do Distrito Federal está a informação precisa para os usuários sobre os serviços disponíveis, a manutenção dos dados estatísticos sobre todo o sistema de transportes, a administração e a comercialização dos vales-transportes, a busca incessante da melhoria dos serviços disponíveis, com aumento da produtividade e a minimização dos custos para os usuários, o projeto e implementação dos abrigos e pontos de paradas e a aplicação de sanções ou penalidades frente as infrações cometidas pelas empresas que prestam os serviços de transporte à população, visando a manutenção do Código Disciplinar Unificado de Transporte Coletivo do Distrito Federal.

O Transporte Urbano do Distrito Federal está localizado na Estação Rodoferroviária, Ala Sul – Sobreloja. O telefone para contato é o (61) 3043 – 0401. Para entrar em contato com o DFTRANS pode ser feito também através do serviço 156, opção 4.

 

DFTrans Itinerário

DFTrans Itinerário

Sobre o DFTrans Itinerário

A partir do momento em que uma cidade passa a ter uma prefeitura organizada, um governo estruturado e todos os órgãos necessários estabelecidos, alguns serviços são indispensáveis para o melhor funcionamento da sociedade. Por mais que sejam de uso coletivo, ou seja, para todos os habitantes, alguém tem que assumir a administração de certos serviços.

Responsabilidade de criar o itinerário do DFTRANS

A delegação da responsabilidade pelo transporte público a empresas é o que normalmente acontece nos municípios. No Distrito Federal, os responsáveis são os representantes do Transporte Urbano do Distrito Federal – DFTRANS. A criação da entidade foi feita a partir de uma autarquia em fevereiro de 1992.

Desde então, o DFTRANS cuida da criação e efetivação dos itinerários seguidos por cada linha de ônibus dentro do sistema de transporte coletivo. Além da obrigação de criar o itinerário, o DFTRANS tem o dever de informar os usuários do transporte coletivo dos seus serviços e manter a relação dos dados estatísticos sobre o sistema de transportes, coisa que permite entender as reais necessidades do sistema.

Além dessas funções, o DFTRANS também é responsável pela criação e comercialização dos vales-transporte. Essa administração é o que permite a padronização do sistema que permite o uso do transporte coletivo que não é gratuito.

Importância do itinerário do DFTRANS

Mesmo não sendo gratuito o sistema de transporte coletivo gerenciado pela DFTRANS, a empresa tem a responsabilidade de tentar minimizar ao máximo o custo dos seus serviços aos usuários. Com a tentativa de diminuir os preços, a DFTRANS ao mesmo tempo tem que melhorar o seu atendimento e pensar na produtividade dos seus serviços.

Como o meio de trabalho do transporte coletivo da DFTRANS, e de qualquer outra empresa, é pelas ruas das cidades, outra função do DFTRANS é projetar e construir abrigos para os locais onde os passageiros devem esperar pelos ônibus. Desse modo, os passageiros não ficam condicionados a desconfortos climáticos por conta do itinerário da DFTRANS.

O transporte coletivo de modo geral, assim como DFTRANS, tem grande influência no dia a dia dos moradores de cada região. O itinerário planejado pelo DFTRANS, por exemplo, é procurado pelos usuários para pensarem nos horários em que devem ir aos pontos para chegarem no horário certo ao trabalho, na escola, e em qualquer outro lugar.

GD Star Rating
loading...
DFTrans DF, Nota: 4.5 de 5 com 2 votos
Pesquisar
Artigos Relacionados