Decoração Feng Shui – dicas de cores e significado

links patrocinados

Decoração Feng Shui - dicas de cores e significado

Decoração Feng Shui – dicas de cores e significado

A filosofia feng shui – “vento e água”, em mandarim – acredita que é possível criarmos uma harmonia entre os elementos que estão à nossa volta, de maneira a conservar as boas energias presentes nos espaços, além de direcionar as energias ruins para longe. Vários fatores intereferem na aplicação dos métodos do feng shui, como rios e montanhas, além da própria posição geográfica.

Por essas e outras, os adeptos do feng shui acreditam que elementos como cores e a posição de móveis influenciam diretamente no “humor” de um cômodo. O feng shui, atualmente, possui também uma série de conceitos de design, arquitetura, astrologia e vários outros.

Dicas para decoração

Existem diversos especialistas em feng shui, que sabem exatamente como dispôr toda a decoração de sua casa de modo a canalizar as energias corretamente. Entretanto, se você não pode contar com um especialista no momento, é possível fazer algumas mudanças básicas que ajudam a harmonizar melhor os ambientes de sua casa.

Dicas Decoração Feng Shui

Na decoração, priorize espaços amplos e luminosidade. O feng shui recomenda que a decoração do ambiente não seja excessiva, portanto, evite grandes prateleiras com objetos demais. Também não é recomendável utilizar peças danificadas. Em ambientes pequenos, o uso de espelhos auxilia a dar uma sensação de maior espaço.

As portas não devem possuir objetos por trás delas, que dificultem sua abertura por completo. O feng shui defende que, de tempos em tempos, nos desfaçamos de coisas que não têm mais utilidade, como roupas, papéis e objetos em geral. De acordo com a filosofia do feng shui, estes objetos costumam estagnar energia e prejudicar a harmonia do ambiente.

Cores Decoração Feng Shui

Cores

As cores têm muita importância no feng shui. Cada cômodo da casa deve ter um significado, de acordo com diversas áreas da vida. O amarelo, por exemplo, representa riqueza e poder. É recomendável que esta cor seja utilizada em cômodos como salas de estudo e escritórios, para auxiliar na concentração em momentos como estudos e desenvolvimentos de projetos.

O azul, por sua vez, é uma cor de tranquilidade e paz. Os tons mais escuros são ideais para quartos de casal, salas e bibliotecas. O verde é uma cor de prosperidade, e seus tons mais claros são ideais para quartos de criança.

O roxo traz o equilíbrio entre sabedoria e amor, tendo uma ligação profunda com a espiritualidade e a prosperidade. O branco, por exemplo, é recomendado para área de serviço, cozinha e banheiros. Estes foram apenas alguns exemplos de cores e seus significados para o feng shui. É possível encontrar diversas outras opções em páginas especializadas.

Importante

Diferente da cromoterapia, o feng shui não depende apenas da utilização das cores, mas de seu posicionamento adequado. O fluxo de energia de uma casa é analisado através do baguá, uma paleta de de cores que determina o local das energias e a melhor maneira para sua fluidez.

Portanto, para uma correta aplicação do feng shui, o baguá deve sempre ser levado em consideração. Não basta utilizarmos as cores mencionadas acima. É preciso fazer uma análise completa da casa antes da aplicação de cores.

Significados Decoração Feng Shui Dicas de cores e significado - Decoração Feng Shui

Vídeo Decoração Feng Shui – dicas de cores e significado

Confira um vídeo sobre como funciona a decoração Feng Shui

Pesquisar
Artigos Relacionados