Decoração Feng Shui – dicas de cores e significado
A filosofia feng shui – “vento e água”, em mandarim – acredita que é possível criarmos uma harmonia entre os elementos que estão à nossa volta, de maneira a conservar as boas energias presentes nos espaços, além de direcionar as energias ruins para longe. Vários fatores intereferem na aplicação dos métodos do feng shui, como rios e montanhas, além da própria posição geográfica.
Por essas e outras, os adeptos do feng shui acreditam que elementos como cores e a posição de móveis influenciam diretamente no “humor” de um cômodo. O feng shui, atualmente, possui também uma série de conceitos de design, arquitetura, astrologia e vários outros.
Dicas para decoração
Existem diversos especialistas em feng shui, que sabem exatamente como dispôr toda a decoração de sua casa de modo a canalizar as energias corretamente. Entretanto, se você não pode contar com um especialista no momento, é possível fazer algumas mudanças básicas que ajudam a harmonizar melhor os ambientes de sua casa.
Na decoração, priorize espaços amplos e luminosidade. O feng shui recomenda que a decoração do ambiente não seja excessiva, portanto, evite grandes prateleiras com objetos demais. Também não é recomendável utilizar peças danificadas. Em ambientes pequenos, o uso de espelhos auxilia a dar uma sensação de maior espaço.
As portas não devem possuir objetos por trás delas, que dificultem sua abertura por completo. O feng shui defende que, de tempos em tempos, nos desfaçamos de coisas que não têm mais utilidade, como roupas, papéis e objetos em geral. De acordo com a filosofia do feng shui, estes objetos costumam estagnar energia e prejudicar a harmonia do ambiente.
Cores
As cores têm muita importância no feng shui. Cada cômodo da casa deve ter um significado, de acordo com diversas áreas da vida. O amarelo, por exemplo, representa riqueza e poder. É recomendável que esta cor seja utilizada em cômodos como salas de estudo e escritórios, para auxiliar na concentração em momentos como estudos e desenvolvimentos de projetos.
O azul, por sua vez, é uma cor de tranquilidade e paz. Os tons mais escuros são ideais para quartos de casal, salas e bibliotecas. O verde é uma cor de prosperidade, e seus tons mais claros são ideais para quartos de criança.
O roxo traz o equilíbrio entre sabedoria e amor, tendo uma ligação profunda com a espiritualidade e a prosperidade. O branco, por exemplo, é recomendado para área de serviço, cozinha e banheiros. Estes foram apenas alguns exemplos de cores e seus significados para o feng shui. É possível encontrar diversas outras opções em páginas especializadas.
Importante
Diferente da cromoterapia, o feng shui não depende apenas da utilização das cores, mas de seu posicionamento adequado. O fluxo de energia de uma casa é analisado através do baguá, uma paleta de de cores que determina o local das energias e a melhor maneira para sua fluidez.
Portanto, para uma correta aplicação do feng shui, o baguá deve sempre ser levado em consideração. Não basta utilizarmos as cores mencionadas acima. É preciso fazer uma análise completa da casa antes da aplicação de cores.
Vídeo Decoração Feng Shui – dicas de cores e significado
Confira um vídeo sobre como funciona a decoração Feng Shui