Cyanide e Happiness

links patrocinados

Cyanide e Happiness

Cyanide e Happiness

Tirinhas politicamente incorretas e de humor negro têm feito sucesso nos últimos anos e a internet contribui e muito para este sucesso, visto que materiais deste tipo são constantemente compartilhados por internautas nas redes sociais e divulgados em blogs. Uma das tirinhas de maior sucesso deste segmento é a Cyanide e Happiness, feita em parceria pelos autores Dave McElfatrick, Kris Wilson, Matt Melvin e Rob Den Bleyker.

As tirinhas desta série começaram a ser produzidas em janeiro de 2005 são publicadas no site Explosm. As historinhas também podem ser encontradas atualmente em blogs de humor, perfis do MySpace, no perfil do Facebook e também no Live Journal. Geralmente os autores não gostam de ver seus materiais espalhados pela internet, muitas vezes editados e publicados fora do contexto original. Os autores de Cyanide e Happiness, no entanto, não têm do reclamar, visto que as tirinhas foram eleitas as preferidas dos leitores em uma votação realizada pelo blog Joystick.

Início das tirinhas de Cyanide e Happiness

As tirinhas da série Cyanide e Happiness, protagonizadas por personagens diversos com traços toscos, do estilo homem palito, começaram a ser produzidas por Kris Wilson quando ele tinha apenas dezesseis anos de idade. O garoto postava seus desenhos acompanhados de balões de diálogos nos fóruns do site Stick Suicide. Alguns anos mais tarde os criadores do site Stick Suicide decidiram fechá-lo e lançaram o portal Explosm, focado em arte em geral, convidando em seguida Kris Wilson para ser colaborador e oferecendo o espaço para hospedar suas criações. O nome da tirinha, que pode ser traduzido como cianeto e felicidade, foi tirado de uma das historinhas da série, em que um homem palito comprava algodões doces fabricados com cianeto e felicidade.

Tirinhas Cyanide e Happiness

As ideias para as tirinhas não saem apenas das cabeças dos quatro criadores, mas também das de internautas, que regularmente enviam sugestões de temas a serem abordados nos desenhos. E as historinhas, que antes podiam ser encontradas apenas em seu idioma original, o inglês, podem ser encontradas atualmente em mais de vinte idiomas. Tais traduções foram novamente colaboração dos milhares de internautas fãs das tirinhas.

Tiras de Happiness

Estilo das tirinhas

Quem está acostumado às tirinhas publicadas em jornais brasileiros ou às histórias em quadrinhos da Turma da Mônica pode se assustar, se incomodar e até se ofender ao ler as histórias protagonizadas pelos homens-palito de Cyanide e Happiness. E isto porque as tirinhas escritas por Wilson, McElfatrick, Melvin e Den Bleyker são repletas de humor negro e piadas com deficientes físicos, homossexuais, abusos sexuais, doenças mentais, problemas psicológicos e violência.

Cyanide e Happiness Traduzidas

Ao contrário da maioria das tirinhas brasileiras, que possui personagens fixos, as histórias de Cyanide e Happiness não costumam repetir os personagens, que se distinguem pela cor das camisetas, e a maioria dos que aparecem nas tirinhas não recebem nomes. E por falar em nomes, os personagens contam com nomes pra lá de ofensivos e estranhos, como Homem Bicha e Esfaqueador de Olhos de Camisa Roxa.

As tirinhas de Cyanide e Happiness regularmente homenageiam ou debocham de personalidades como Lindsay Lohan e Metallica e de marcas, como a Nike.

O nome diz muito sobre o teor das tirinhas, que misturam humor com sarcasmo e ironia. Por vezes, esse humor chega a ser ofensivo, tratando de temas delicados.

Tirinhas 2013 Cyanide Tiras

Pesquisar
Artigos Relacionados