Cursos para técnico de futebol: onde fazer

links patrocinados

Cursos para técnico de futebol: onde fazer

No país do futebol, sem dúvidas não poderia deixar de existir uma profissão como essa, técnico de futebol. Eles que em geral são os culpados quando o time não vai bem, assim como são vangloriados como acumulam vitórias. Em geral não parece ser uma profissão muito comum, e uma boa parte dos técnicos do país é formada por ex-jogadores. Isso porque já estão familiarizados com os gramados e não querem deixar a profissão de lado, assim continuam exercendo seus conhecimentos, mesmo que na teoria. No entanto a profissão não se limita a isso, se quiser ser um técnico de futebol você tem acesso a uma formação para isso, confira os cursos para técnico de futebol no Brasil e veja onde fazer.

Como se tornar técnico de futebol

Para se tornar um técnico no Brasil não é obrigatório ter sido jogador de futebol, esta é apenas uma peculiaridade da profissão que tem em sua maioria ex-jogadores.

Cursos para técnico de futebol: onde fazer Como ser técnico de futebol

No entanto os cursos de formação para técnicos são muito comum no país, e mostram que é possível sair das cadeiras acadêmicas para a cadeira do reserva. Além disso, é um campo de atuação que tem mostrado crescimento, pois os profissionais podem atuar desde escolinhas de futsal ou futebol, para crianças, adolescentes e também atuar como técnico para times adultos.
Para se formar em um técnico de futebol, recomenda-se fazer uma dos cursos superiores de esporte e educação física. Depois disso é que parte-se para os cursos de especialização para técnico de futebol.

Áreas de atuação- técnico de futebol

Técnico de futebol: Área de atuação

Além disso, existem cursos específicos que não são oferecidos pelas faculdades, mas em instituições como a Associação Brasileira de Treinadores de Futebol. Os cursos formam o técnico em várias áreas, que vão além da técnica esportiva, o futuro técnico aprende desde fundamentos táticos e técnicos, assim como terá informações sobre psicologia esportiva, fisiologia, e será também preparado fisicamente.

Mercado de trabalho

Mercado de trabalho

O técnico de futebol tem um amplo mercado de trabalho, sendo que poderá atuar nos clubes profissionais e amadores, escolinhas de futebol e nas instituições escolares do ensino médio, dando aulas de futebol.
Em geral nas equipes profissionais, o profissional atua dando aulas no período da manha e também da tarde, está sempre viajando e em geral trabalha também no fim de semana.
Atualmente o mercado no país conta com muitos profissionais, porém existem muitas oportunidades no exterior.

Onde fazer curso para técnico de futebol

Onde Fazer curso de técnico de futebol

Na atuação como técnico de futebol, uma das vantagens é a oportunidade de viajar para outros estados e países, conhecendo novas culturas. Porém é preciso estar preparado para as pressões da profissão, enfrentar os salários muitas vezes baixos e até a falta de estrutura encontrada em muitos casos. Os salários variam, podendo no começo não passar de R$ 1000, porém no decorrer dos anos, em times da primeira divisão os salários são a partir de R$ 30 mil.
No Brasil você vai encontrar cursos de técnico de futebol, por exemplo na Associação Brasileira de Treinadores de Futebol. E várias faculdades do país, que oferecem o curso como pós-graduação.

Pesquisar
Artigos Relacionados