Curiosidades Brasil

links patrocinados

Curiosidades Brasil

Curiosidades Brasil

Sobre as Curiosidades Brasil

Por mais que você seja um habitante brasileiro que vive aqui desde quando nasceu, não dá para saber de tudo sobre o nosso país. Sempre tem aquela informação que você nunca ouviu falar, mas que acaba sendo mais uma curiosidade. Assim, sempre é interessante conhecer mais sobre o país no qual se vive.

Facilidade em aprender

Para conhecer todas as curiosidades a respeito do Brasil, a internet é um meio de troca de informações bem eficiente para encontrar novas informações. Até mesmo porque, é preciso ler muitos livros sobre a história do nosso país para conseguir aprender mais e com o conteúdo mais aprofundado.

Infelizmente, não são todos que tem facilidade com a leitura. Por isso, a internet passa a ser o meio ideal, pois as informações normalmente são mais curtas e diretas, característica que facilita ler sobre uma nova curiosidade. Com isso, uma primeira busca já é o suficiente para encontrar diversos sites que publiquem informações sobre as curiosidades do Brasil.

Além de poder pensar nas curiosidades sobre o Brasil de maneira mais ampla, dentro do nosso país podemos refinar essa busca. A pessoa que procura por esse conhecimento pode se interessar por detalhes sobre o futebol, sobre cidades específicas, sobre a música nacional, a história da política, entre outras opções.

Exemplos reais

Para mostrar como existem diversos assuntos que podem ser tratados como curiosidades, alguns sites trazem até mesmo a questão do petróleo nacional. De acordo com um site, no Brasil esse produto foi encontrado pela primeira vez no ano de 1939 perto da cidade de Salvador, na Bahia.

Ainda, o idioma que falamos por aqui, o Português, também é falado em outros seis países como a língua oficial. Além de Portugal, que foi o responsável pela colonização das outras nações, alguns países que foram colônias ainda usam até hoje a linguagem usada durante aquela época.

Ao mesmo tempo, até mesmo nomes de cidades brasileiras são considerados curiosidades. Por existirem alguns que são estranhos demais, como Felixlândia, Israelândia, Cidelândia, entre outros, passa a ser interessante conhecer essas nominações esdrúxulas. Assim, o melhor jeito de se informar sobre características específicas do Brasil é tentando ler cada vez mais e pesquisar sempre.

 

CEP Brasil

CEP Brasil

Sobre o CEP Brasil

Às vezes queremos ou precisamos enviar alguma correspondência por correio, mas não sabemos o CEP do destinatário. Isso é bastante comum, mas é bom lembrar que os Correios não fazem entrega se o endereçamento não estiver correto, com todos os campos preenchidos (endereço, número, apartamento, CEP).

Quem não souber o CEP desejado tem a opção de procurá-lo no site dos Correios. Na página deles na internet está um link, no canto superior esquerdo – logo abaixo do logotipo, onde está escrito “Buscar CEP”. Por ali, a pessoa consegue obter o número do CEP informando apenas o endereço com o número do local desejado.

Mas, afinal de contas, para que serve o CEP? O que significa a sigla? Estas dúvidas intrigam muitas pessoas, mas que geralmente não buscam saber o por que dessas indagações.

Código de Endereçamento Postal

O CEP significa Código de Endereçamento Postal, e serve como forma de organizar melhor as correspondências e agilizar o trabalho dos funcionários dos Correios. O CEP foi inventado em 1971, e continha, naquela época, apenas cinco dígitos. Hoje, ele possui oito dígitos numéricos, onde cada um serve como forma de identificação de determinado lugar.

Por exemplo, o CEP da cidade de Ponta Grossa é o 84.000-000. O primeiro dígito diz respeito à região à qual a cidade pertence; o segundo é para identificar a sub-região; o terceiro é o setor; depois o sub-setor; divisor de sub-setor; e os três últimos são os indicadores de distribuição (sufixo).

O Brasil está dividido em dez regiões. A definição do número de cada região se deu a partir do estado de São Paulo, que possui duas regiões. São Paulo está dividido entre a Grande São Paulo, que tem o CEP começando com 0, e a região do interior, onde o CEP começa com 1. Do mesmo modo, só que no sentido anti-horário, o restante das regiões do país foram numeradas até o algarismo 9.

Definição e finalidade

O CEP, como todos sabem, é um conjunto numérico que serve para organizar e acelerar o encaminhamento e a entrega das correspondências ou objetos que são encaminhados pelos Correios. Sua finalidade é agilizar o processo e permitir que a triagem das correspondências seja feita por meios eletrônicos.

Pesquisar
Artigos Relacionados