Culinária grega: características e principais pratos

links patrocinados

Culinária grega: características e principais pratos

Por estar bem junto ao Mediterrâneo e ter um bom clima, a Grécia produz ingredientes muito saborosos e, por esse motivo, sua culinária vem ganhando cada vez mais espaço no mundo.
Vamos conhecer um pouco mais sobre a culinária grega, suas características e seus principais pratos.

Características

Culinária grega: características e principais pratos Conheça a culinária grega: características e principais pratos

Culinária grega se destaca pelos ingredientes frescos, o uso das especiarias e ervas, e o famoso azeite de oliva.
Em toda a Grécia, os vegetais são cultivados de forma natural e, por esse motivo, preservam ainda mais o sabor e o aroma. Mesmo as especiarias, que não podem faltar nos pratos gregos, são colhidos nas montanhas que são famosas pelo forte aroma que trazem consigo.

As cebolas e os tomates da região são muito doces, os pepinos muito crocantes e as frutas são espetaculares. Não é a toa que a Grécia é a maior exportadora de damascos, melões, melancias, pêssegos e cerejas para a Europa.

Esses sabores e aromas intensos são o maior segredo da culinária do país.

Principais pratos

Principais receitas da culinária grega

Os gregos tem o costume de servirem porções, conhecidas como mezédes, no almoço ou no final da tarde. As porções podem ser de patês de berinjela, conhecido como melitzanosalata, de ovas de peixe, conhecido como taramosalata, de coalhada com pepino e alho – tzatziki -, abobrinhas, tomates, berinjelas recheadas com carne e molho, pimentões, bolinhos de carne ou polvo, conhecidos como keftedes, frutos do mar, peixes fritos, queijo grelhado à milanesa – o saganaki .

São famosos na Grécia também a salada grega conhecida como xoriátika, que é feita com pepinos, tomates, fatias finas de cebola, pimentão verde, azeitonas e uma fatia de queijo de ovelha com cabra, chamado feta, temperado com orégano, além dos charutinhos de folhas de uva, chamados dolmadakia, quentes ou frios que podem ser servidos com molho de ovos com limão, o avgolémono.

Já na culinária mais tradicional, os principais pratos são o carneiro assado ao forno com batatas, uma espécie de lasanha com berinjela, conhecida como mussaká e o pasticcio, que é um macarrão com molho bechamel, carne e canela.

Culinária grega

Café na Grécia

Na Grécia existem muitas cafeterias, já que no país o café é uma tradição tão forte quanto no Brasil. Porém, as maneiras de preparo são um pouco diferentes. Na Grécia o café pode ser feito à maneira árabe, com muito pó sedimentado no fundo da xícara, tornando o sabor bem forte ou, no verão, como uma espécie de frappé, gelado e batido com leite e sorvete de creme ou licor Baileys. A tradição grega manda que o café sempre seja servido acompanhado de um copo de água.

Culinária grega: características e principais pratos - saiba mais

Bebidas típicas da culinária grega

Umas das bebidas mais conhecidas na culinária grega é o ouzo, uma bebida produzida a partir da fermentação da casca de uva, bastante forte – o teor alcoólico pode chegar a 44% – e aromatizado com aniz. Costuma-se bebê-lo puro ou misturado com água e gelo. Quando a mistura é feita a bebida muda do transparente para uma cor mais leitosa.

São bastante conhecidos também o rakí ou o tsípouro, que também são destilados da uva, mas tem menos sabor de anis e são mais puros.

Pesquisar
Artigos Relacionados