Cuidados para não manchar os dentes

links patrocinados

Cuidados para não manchar os dentes

A dentina é a grande responsável pela cor dos dentes. Ela está localizada bem abaixo do esmalte do dente, que é a camada mais protetora dos dentes. Algumas pessoas podem ter os dentes naturalmente amarelados ou escuros, e isso não é culpa de bebidas e de alimentos corados.

Confira mais

Cuidados para não manchar os dentes Confira os Cuidados para não manchar os dentes

Em contrapartida, alguns outros alimentos podem fazer com que os dentes fiquem com uma coloração amarelada ou manchados, como os que são muito ácidos, como as bebidas alcoólicas e as frutas cítricas, e os com pigmentação excessiva, como o suco de uva e o café. O molho shoyu e o refrigerante fazem parte da lista de alimentos que merecem atenção. A combinação entre esses dois tipos de alimentos favorece ainda mais o aparecimento de manchas nos dentes. Saiba quais são os cuidados com os alimentos que podem manchar os dentes e entenda por que essas bebidas e comidas podem causar uma coloração escura e manchas nos dentes.

Saiba os Cuidados para não manchar os dentes

Alimentos que mancham os dentes por causa da coloração

Muitas vezes os alimentos e bebidas consumidos que possuem excesso de pigmentação acabam manchando os dentes. Isso porque o esmalte do dente é poroso, e quando não há uma correta higienização deles, eles podem ficar manchados. Os principais alimentos que podem causar manchas nos dentes são o café, o suco de uva, o vinho tinto, o chá, o molho de soja (shoyo), o mirtilo, o refrigerante, a beterraba, o açaí e o catchup. Alimentos ácidos também favorecem o aparecimento de manchas nos dentes. Isso porque quando eles são consumidos com frequência, a boca potencializa uma maior captação de pigmentos, danificando o esmalte dos dentes. Dessa maneira, quando o esmalte é afetado, os dentes acabam ficando mais sensível a esses pigmentos. Bons exemplos desse tipo de alimento são as bebidas alcoólicas, a laranja, o abacaxi, o limão, o kiwi e a mexerica.

Cuidados para não manchar os dentes - saiba mais

Cuidados após a ingestão destes alimentos

Depois de consumir estes alimentos, um dos cuidados que se deve ter é fazer um bochecho com água. Outra dica importante para evitar o aparecimento de manchas é escovar os dentes até no máximo 2 minutos depois da ingestão de alimentos. Este pequeno cuidado permite a ação remineralizadora da saliva e evita a abrasão das superfícies desmineralizadas.

Cuidados para não manchar os dentes - saiba mais

Cuidados importantes do dia a dia

Para evitar que os dentes fiquem amarelados e manchados, é preciso manter alguns cuidados importantes do dia a dia. Em primeiro lugar é necessário realizar uma boa higienização da boca, escovando os dentes depois de cada refeição. Isso é importante porque quando não há uma boa higienização, os dentes perdem minerais, o que acaba danificando o esmalte e torne o dente mais suscetível e sensível à ação de alimentos pigmentados, responsáveis pelo aparecimento de manchas. Outra dica importante para evitar manchas nos dentes e uma coloração escura e amarelada é visitar o dentista de seis em seis meses. Isso porque este profissional da saúde bucal realizará uma limpeza dental e polimento, que ajuda na remoção de manchas mais externas.

Pesquisar
Artigos Relacionados