Cuidados para evitar a Unha Encravada

links patrocinados

Cuidados para evitar a Unha Encravada

É o sonho de todas as mulheres manter as unhas sempre bem saudáveis e bonitas. Afinal, as unhas são capazes de renovar todo o visual. Mas, as suas unhas costumam encravar todo mês mas você não tem ideia porquê? Fique calmo. Entenda aqui porque isso acontece e anote os cuidados para evita-las. Livre-se de uma vez por todas das unhas encravadas.

Corte das unhas

Confira os Cuidados para evitar a Unha Encravada Saiba os Cuidados para evitar a Unha Encravada

Primeira dica para evitar que as unhas encravem é cortá-las em formato quadrado. Isso é importante porque as nossas unham têm um espaço delimitado de crescimento. Por isso, se você corta as laterais dela, a pele passa a ocupar a região e assim que elas começam a crescer, começam a disputar o lugar com a pele ali instalada. Esse processo faz com que a pressão no dedo acabe encravando a unha. Outra dica para evitar a unha encravada é lixar as unhas após o corte. Este cuidado ajuda a remover aquelas pontinhas que podem vir a encravar. Em geral, neste caso, o encravamento acontece porque o nosso organismo acaba vendo as sobras de unha como um corpo estranho, gerando assim a inflamação. Outra dica importante que evita que as unhas encravem é nunca tirar as cutículas. Apesar de muitas vezes incomodar, a cutícula funciona como uma espécie de proteção das unhas contra a entrada de bactérias e de fungos. O ideal, é evitar retirá-las por inteiro e remover apenas o excesso.

Confira os Cuidados para evitar a Unha Encravada

O uso de sapatos

Para evitar que as unhas fiquem encravadas também é muito importante não usar sapatos apertados. Os sapatos de bico fino, por exemplo, são os grandes vilões do encravamento. Isso acontece porque os sapatos mais apertados acabam exercendo uma alta pressão sobre o canto das unhas, que pode acabar gerando um processo de inflamação e fazer com que a unha encrave. Por isso uma boa dica é optar por utilizar sapatos mais largos, de preferência com o bico arredondado que faça com que os dedos fiquem mais soltos.

Confira os Cuidados para evitar a Unha Encravada

Confira mais

Para quem sofre com as unhas encravadas, é importante manter os pés sempre limpos. Este cuidado e hábito de higiene é importante porque quando o pé está sujo, ele acaba acumulando um maior número de células mortas que facilitam a entrada de bactérias e de fungos. Outra boa dica é manter sempre a parte por debaixo das unhas limpas. Outro hábito que ajuda a manter as unhas sempre lindas e livres de encravamento é ter uma postura correta, já que quando andamos com uma postura inadequada, acabamos aumentando involuntariamente a pressão sobre os pés e os dedos, o que pode modificar o crescimento das unhas e favorecer o aparecimento de unhas encravadas.

Cuidados para evitar a Unha Encravada - saiba mais

O que fazer quando nenhuma dessas dicas funcionar?

Quando nenhuma dessas dicas funcionar pode ser um sinal de uma unha encravada congênita, ou seja, o encravamento acontece por causa do formato da unha, que não tem espaço suficiente para crescer. Por isso, o ideal é procurar um dermatologista para recomendar qual é o tratamento mais indicado.

Pesquisar
Artigos Relacionados