CREA PR

links patrocinados

CREA PR

CREA – PR

Submisso às regulamentações do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA), o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR) é uma autarquia que tem como responsabilidade regular e vigiar as companhias e profissionais das áreas da agronomia e da engenharia, tais como técnicos industriais e tecnólogos. Circunspeto por 100 pessoas, o Conselho representa as Entidades de Classe das seções tecnológicas e as Instituições de Ensino do estado do Paraná. As principais funções do Plenário são deliberar sobre as questões entregues pelas oito Câmaras Especializadas e também baixar atos normativos para a inspeção do exercício profissional.

História do CREA-PR

Fundado no dia 11 de junho de 1934, o CREA-PR gera ações para o desenvolvimento do estado. Além dessa função, o Conselho também promove o progresso do ambiente de trabalho e a segurança dos direitos de cerca de 70 mil profissionais registrados. Para atingir seus objetivos, o CREA-PR criou algumas Regionais para auxiliá-lo em seus trabalhos. Essas ramificações estão presentes nas cidades de Pato Branco, Londrina, Ponta Grossa, Maringá, Apucarana, Cascavel, Curitiba e outras 39 localidades. Com essa descentralização, o Conselho consegue agir com mais facilidade e eficiência para atender as empresas, os profissionais e a sociedade.

Política de Qualidade

Algumas das ideias do Conselho são fortalecer as Entidades de Classe, procurar a dignidade dos serviços e produtos, visando sempre melhorar os processos e procedimentos. Outros objetivos do CREA-PR são aperfeiçoar os colaboradores, abraçar a meritocracia na gestão da instituição e manter os princípios de impessoalidade, legalidade e agilidade nos julgamentos dos setores deliberativos e executivos. Além disso, o Conselho preza pela defesa das regras éticas no exercício das profissões nas áreas da engenharia e agronomia.

Câmaras Especializadas

As Câmaras Especializadas nada mais são que órgãos dos Conselhos Regionais incumbidos de avaliar e definir sobre os assuntos de fiscalização relacionados às respectivas especificações profissionais e contravenções dos Códigos de Ética. É de pertinência de essas Câmaras aplicarem as punições e multas calculadas, julgar as violações do Código de Ética e os casos de infração previstos em Lei, sempre no domínio de sua capacidade profissional particular, desenvolver as normas para a inspeção dos setores de agronomia e engenharia e opinar sobre os temas de interesse comum de duas ou mais especificações profissionais, conduzindo-os ao Conselho Regional.

O CREA-PR é miscigenado por sete Câmaras Especializadas, sendo elas as de Agronomia, Geologia e Engenharia de Minas, Engenharia Civil, Engenharia de Segurança do Trabalho, Engenharia Mecânica e Metalúrgica, Engenharia Química e Engenharia Elétrica. Cada mês, as Câmaras fazem reuniões para a deliberação de algumas tarefas prioritárias como edificações, urbanismo, saneamento, arquitetura de interior, telecomunicações, tratamento de rejeitos, produção agroflorestal, indústrias de produtos têxteis, químicos e de alimentos. Para consultar sobre todas as deliberações normativas, basta acessar o portal do CREA-PR na internet.

Site do CREA-PR

Independente se você esteja vinculado ou não ao Conselho, se você tiver interesse sobre alguns assuntos relacionados aos setores da engenharia e da agronomia no estado do Paraná, você apenas precisa acessar o site do CREA-PR. Dentro do portal, você pode fazer denúncias online sobre irregularidades relacionadas ao Conselho, ficar informado sobre os concursos públicos promovidos pelo órgão, sobre as licitações e as bolsas de empregos ou estágios dentro do Conselho. Acesse o portal do CREA-PR e tenha todas as notícias sobre os profissionais e o órgão que os rege.

Fotos

Confira Fotos do CREA-PR: crea paraná Conselho Regional de Engenhari e Arquitetura Presidente do CREA-PR Jornal CREA-PR

Pesquisar
Artigos Relacionados