Copel PR

links patrocinados

Copel

Copel PR

A companhia Paranaense de Energia Elétrica, a Copel, é a maior empresa do estado do Paraná, é uma empresa de capital misto, ela foi criada em 26 de outubro de 1954. Inicialmente era uma empresa publica de controle acionário do Estado do Paraná.

A empresa

Na década de 90 a empresa Copel abriu sua empresa para o mercado de ações da Bovespa, um pouco depois no ano de 1997 ela era a única empresa do setor de energia elétrica que figurava na Bolsa de Valores de New York. Nos anos 2000 a Copel expandiu-se ainda mais e se fez presente também na comunidade Europeia.

A Copel chegou a Comunidade Europeia através de seu ingresso na Latibex. Esta é a empresa conhecida por ser uma forte representação latino-americana na Bolsa Valores de Madri.

Números Copel

A Copel é a companhia responsável por toda a geração e distribuição de energia em todo o estado do Paraná. Os números da empresa, além dos números econômicos e de sua presença em economias externas a do Brasil, impressionam pela grandeza.

A Companhia Paranaense de Energia atende diretamente e diariamente a três milhões oitocentos e dose mil novecentos e quarenta e sete unidades consumidoras, o que ultrapassa o numero de cidadãos atingidos, pois para cada unidade estima-se um numero superior a um usuário.

A Copel esta presente em 393 municípios levando energia de qualidade para a população. Ela também se faz presentem em mais de mil localidades, ao contar distritos, vilas, povoados e demais regiões, a Copel tende 1.115 destas unidades em todo o Paraná. São mais de três milhões de lares atendidos pela Copel, mais de 73 mil industrias, 320 mil áreas comerciais e mais de 359 mil propriedades rurais, com energia distribuída pela Copel.

O quadro de funcionários da empresa conta com mais de 9 mil colaboradores. Ela possui um parque próprio de geração que é composto por 18 usinas, sendo que destas, 17 são hidrelétricas. Isto se materializa em um potencial de 4.550 MW de produção de energia. Isto equivale a quase 10% do que é consumido em todo território nacional. Mais informações, acesse o site da Copel.

DCI Copel

A Copel é a empresa responsável por fazer a distribuição de energia no estado do Paraná. No site da companhia, é possível fazer o acesso a diversos serviços de consultas que permitem que o usuário faça cálculos de gasto de energia, previsões, emissão de boletos, e muito mais.

Um dos serviços mais utilizado no site é o de Detalhes de Carga Instalada, o DCI. Com o DCI, é possível verificar todos os circuitos e suas respectivas cargas que estão instalados no imóveis e ainda realizar a proteção necessária para evitar que acontecem acidentes.

Formulário DCI Copel

O DCI possui um formulário que está disponível para download no site da Copel. Nele, é necessário preencher diversas informações que irão realizar a identificação das cargas que estão sento utilizadas na residência.

No formulário de DCI, deve-se primeiro informar o numero do protocolo, o local aonde ele esta sendo feito, a data e número da folha de DCI. Depois, é só começar a completar os itens. Primeiro, coloca-se a descrição aplicação da carga, seguida pela sua quantidade. Depois o unitário e o tipo. Em seguida, coloque as fases, volts, amperes, ROM, número de polos, kVA kW e Variação se possuir. Com todas estas informações é possível fazer o cálculo do total que esta sendo consumido.

Além destas informações, deve-se completar os demais itens, como existência de geração própria, previsão de aumento das cargas utilizadas, regime de trabalho, as condições de máxima que as cargas tem quando funcionam em mais de ul aparelho simultaneamente, principais atividades na unidade, entre outros.

Com os valores estimulados de kW, o usuário tem o resultado da carga instalada, carga reduzida e da demanda declarada. O formulário deve ser preenchido pela pessoa que foi a responsável pela execução das instalações e também pelo responsável da unidade consumidora de energia.

Simulador de energia elétrica Copel

Outro serviço que pode ser feito diretamente pelo site da Copel é o simulador de consumo de energia elétrica por residência. Basta clicar no link e ir preenchendo o quadro interativa. No final, o site informa o consumo aproximado e também o valor. É possível verificar o consumo de todos os aparelhos ligados na energia.

Pesquisar
Artigos Relacionados