Como votar no exterior do Brasil

links patrocinados

Como votar no exterior do Brasil

Saiba mais informações sobre como justificar a ausência nas eleições para quem mora fora do país e sobre a possibilidade de conseguir Como votar no exterior do Brasil.

Justificando o voto depois que voltar o país

Todo cidadão que possui um título eleitoral brasileiro precisa votar ou justificar o voto nas eleições, já que estas são obrigatórias por lei. Quem não realizar esse procedimento na época determinada corre o risco de receber uma multa e ainda ter o seu título anulado, sendo que junto a ele também vão diversos direitos previstos para o cidadão. Mas para quem está fora do país, como votar no exterior do Brasil?

Como votar no exterior do Brasil Confira Como votar no exterior do Brasil

Essa dúvida pode surgir aos vários brasileiros que estão fora. Uma das formas para aqueles que não podem como votar no exterior do Brasil é optar por justificar essa ausência depois que voltar ao Brasil. O prazo para isso possa ser feito é de até 60 dias depois que o dia passar, que vale da mesma forma para o segundo turno quando este for o caso da região eleitoral do cidadão.

Votos no Brasil

Como votar no exterior do Brasil: quando é obrigatório e quando é dispensado

Mas e aqueles que não podem voltar nesse prazo estipulado pela Justiça Eleitoral podem conseguir como votar no exterior do Brasil ou serem isentos? A resposta para essa pergunta é Sim, mas o procedimento realizado é diferente do que acontece em território nacional. Diferente do que se estiver aqui, o cidadão brasileiro que habita ou está viajando para fora do país faz parte da região eleitoral da Zona ZZ.

As pessoas que residem de forma definitiva em outra nação não são obrigadas a como votar no exterior do Brasil para todos os cargos, mas somente quando a votação for para eleger a posição de Presidente da República, ou seja, a cada quatro anos. Assim, estão dispensados da votação para Prefeitos e Vereadores, já que não são residentes do país.

Eleições no Brasil

Fazendo a justificativa em um órgão de diplomacia

Mas e quem não pode vir a cada quatro anos tem como votar no exterior do Brasil? Na verdade, essas pessoas devem procurar o lugar mais próxima para ou fazer a votação. Para isso, deve-se procurar alguma partição diplomática brasileira na sua região eleitoral nacional ou em Brasília e votar em locais permitidos fora do país.

Já para justificar a ausência é possível fazer o preenchimento de uma ficha eleitoral (disposta de forma gratuita no site oficial do TSE – Tribunal Superior Eleitoral), fazer a sua impressão e levar a até um órgão diplomático brasileiro. Sendo uma das formas de como votar no exterior do Brasil, dá ainda para justificar de forma antecipada por meio de registro de viagem no passaporte.

Como votar no exterior do Brasil - saiba mais

Como votar no exterior do Brasil: quem é obrigado

Vale lembrar que as leis de como votar no exterior do Brasil são isentas para aqueles que possuem entre 16 e 18 anos e votam de forma facultativa e também para os maiores de 70 anos de idade.

Pesquisar
Artigos Relacionados